Primeiro dia de vacinação contra p?lio tem grande adesão em JF

Por

Terça-feira, 14 de junho de 2011, atualizada às 17h20

Primeiro dia de vacinação contra pólio tem grande adesão em JF

Jorge Júnior
Repórter

O primeiro dia de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) em Juiz de Fora, nesta terça-feira, 14 de junho, registrou, só no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, cerca de cem atendimentos. Com isso, as doses chegaram a acabar no local. A previsão é de que o atendimento prossiga normalmente nesta quarta-feira, dia 15.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Carla Cunha Mendes, a procura está sendo alta. "Como o departamento atende a todos os bairros, as mães passam pelo local e acabam parando para vacinar os filhos", conta. Segundo ela, a tendência é que a demanda continue intensa nos próximos dias.

Carla alerta que a imunização é importante não só para as crianças, mas também para os adultos. "Após a vacinação, o vírus da pólio e eliminado pelas fezes. Quanto mais crianças forem vacinadas, mais adultos estarão protegidos", destaca.

Contra indicações

Segundo a enfermeira, as crianças que apresentarem sintomas de diarreia e vômito intenso antes da dose, devem adiar a vacinação. "As crianças que fazem tratamentos de radioterapia, quimioterapia, ou uso de medicamentos prolongado, como corticóide, medicamento usado no tratamento das doenças alérgicas, também devem suspender o procedimento."

Quem deve vacinar

Todas as crianças menores de cinco anos, ou seja, que tenham quatro anos, 11 meses e 29 dias, deverão receber as gotinhas contra a poliomielite e, assim, garantir a imunização contra a paralisia infantil. O Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente fica na rua Espírito Santo, 1.023, Centro.

Poliomielite

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões, que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus, o poliovírus, e a infecção se dá principalmente por via oral. 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken