Est?dios de tatuagem teráo fiscalização e inspeção intensificadas
Estúdios de tatuagem terão fiscalização e inspeção intensificadas
Os estúdios de tatuagem e piercing de Juiz de Fora terão fiscalização e inspeção sanitária intensificadas. Os locais já estão sendo visitados pela equipe de profissionais da Vigilância Municipal de Saúde (Visa), mas a partir da segunda quinzena de agosto está programada a realização de curso para tratar das principais condutas de segurança durante os trabalhos.
Segundo informa a Secretaria de Saúde (SS), o objetivo é buscar a realização de um serviço responsável, baseado nas normas legais de vigilância sanitária, além de ampliar o contato do órgão público com os profissionais de tatuagem e body piercing.
- Tatuagem é tabu? Mesmo com popularização, preconceito ainda está presente na sociedade
- Anvisa vai registrar produtos usados em tatuagens
Neste ano, 18 estabelecimentos já foram visitados por profissionais da Visa. Durante os trabalhos, são emitidos autotermos, relatórios de visita e, se necessário, notificações para comparecimento à Visa para regularização do estabelecimento, por meio de alvará sanitário. É feito ainda trabalho educativo e de orientação sobre como os profissionais devem agir dentro das normas legais, os riscos sanitários, e para a adoção de medidas de segurança. De acordo com a SS, os próprios profissionais têm demonstrado interesse em regularizar os serviços.