Juiz de Fora sedia, pela primeira vez, campanha para simbolizar a luta contra o câncer de mama

Por

Sexta-feira, 30 de setembro de 2011, atualizada às 19h06

Juiz de Fora sedia, pela primeira vez, campanha para simbolizar a luta contra o câncer de mama

Jorge Júnior
Repórter

Ocorre pela primeira vez em Juiz de Fora o Outubro Rosa. O evento é um movimento popular conhecido internacionalmente por simbolizar a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação das empresas, entidades e população por meio das ações direcionadas à conscientização de prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer.

Na programação, que se estende durante todo o mês de outubro, vai ter palestras e uma caminhada, neste sábado, 1º de outubro, com concentração no Parque Halfeld, a partir das 9h. A manifestação vai descer o Calçadão, onde voluntários vão realizar panfletagens, com folhetos explicativos sobre o alto exame e distribuição de chaveiros da vida. Nos prédios públicos da cidade, vão ser instalados pontos de luz rosa e laços, simbolizando a luta contra o câncer.

Ainda durante a programação, palestras nas escolas, igrejas e Unidades de Atenção Primária a Saúde (Uaps) vão marcar o evento, que é aberto ao público. A campanha é organizada pela Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer) em parceira com Lions Clube de JF Rosas e Glórias. Confira a programação abaixo.

  • 07/10 - Palestra com a médica Elisa Lina, às 19h, na Escola Municipal Paulo Japiassu Coelho (Parque Guarani)
  • 08/10 - Palestra com a médica Eleny Pestana e Gracia Mª Aguiar, às 16h, na Igreja Ministério Parenachi (Santa Rita)
  • 13/10 - Palestra com a médica Elisa Lima, às 19h30, na Escola Marcos Frezz (Eldorado)
  • 18/10 - Palestra com a médica Eleny Pestana e Gracia Mª Aguiar, às 15h, na UBS da Vila Olavo Costa
  • 20/10 - Palestra com o médico Elídio Lana, às 16h, no auditório da OAB/JF (Morro da Glória)
  • 21/10 - Palestra com o médico Vicente Rosauro, às 14h, no auditório da Embratel
  • 25/10 - Palestra com a médica Lívia Toledo, às 19h, no auditório da ASCOMCER
  • 26/10 - Palestra com a médica Patrícia Oliveira, às 20h, na Igreja Philadelfia (Santa Luzia)
  • 28/10 - Palestra com a médica Lívia Toledo, às 19h, na Escola Tancredo
Cânceres de mama e ginecológicos

Levantamento da Secretaria de Saúde aponta que, no período que vai de 2008 a 2011, os cânceres de mama e os ginecológicos representaram 17% e 11,8% das 1.087 mortes por neoplasias entre as juiz-foranas, respectivamente. Seguindo tendência nacional, entre as causas de óbitos por neoplasias no sexo feminino na cidade, o câncer de mama é o primeiro do ranking: com 185 casos, sendo 40 notificações só neste ano. Entre os cânceres ginecológicos, em primeiro lugar, está o câncer de ovário, com 44 óbitos e, em segundo lugar, o de colo de útero, com 37 casos notificados nos últimos quatro anos.

Das causas gerais de óbito no município, o câncer é a terceira principal, perdendo apenas para o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

Os textos são revisados por Thaísa Hosken