Campanha celebra o Dia Mundial da Saúde com exames e atendimentos
Campanha celebra o Dia Mundial da Saúde com exames, atendimentos e orientações
*Colaboração
"Saúde é como flor. Precisa ser cuidada." Esse é o lema da campanha promovida pelo Hospital Universitário (HU/UFJF) em comemoração antecipada ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Atendimento com realização de exames, orientações, encaminhamentos para consultas, sensibilização de doadores e dicas de prevenção estão entre as ações realizadas na manhã desta quarta-feira, 4 de abril, na Praça da Estação.
"Nós, como hospital público e de ensino, precisamos ir ao encontro da população para divulgação e conscientização das pessoas. O acesso à informação é muitas vezes restrito e realizar campanha é a melhor maneira de despertar o interesse e procurar a prevenção", explica a Coordenadora do Núcleo de Humanização e Ouvidoria do HU, Rejane Guingo.
- Juiz de Fora registra queda de 97% nos casos confirmados de dengue
- Veja como transpor desafios e dificuldades do aleitamento materno
- Rico em cacau, chocolate amargo faz bem à saúde, mas na dose certa
No local, foi possível realizar identificação de tipagem sanguínea, testes de hepatite, glicemia, espirometria, medição de pressão arterial, orientação sobre saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis (DST's) e distribuição de preservativos, orientação sobre prevenção ao câncer, captação de doadores de sangue, além de dicas para estímulo da memória. "Gostamos de reiterar a importância da participação da mulher na prevenção do câncer de mama. Estamos com a equipe do Hospital Ascomcer para nos ajudar na batalha contra essa doença que está entre os maiores índices de manifestação no Brasil."
Além da Ascomcer, a ação contou com a iniciativa de diversos órgãos de saúde da cidade como o Hemominas, o Centro Viva Vida, as faculdades de saúde da UFJF, além da participação dos Médicos do Barulho. A campanha será encerrada no dia 9 de abril, com o lançamento da Cartilha do Projeto de Extensão: "Viver Melhor – Assistência Integral às Mulheres no Climatério". O material traz informações sobre os aspectos emocionais, biológicos e sociais da mulher climatérica e abordagens do ponto de vista médico, psicológico e social. A cartilha traz também orientações sobre alimentação e atividades físicas para as mulheres nessa fase da vida.
*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF