Campanha contra Influenza A começa neste sábado em Juiz de Fora
Campanha contra Influenza A começa neste sábado em Juiz de Fora
Começa neste sábado, 5 de maio, a vacinação contra a Influenza A (H1N1), para as crianças com idade entre seis meses e dois anos, grávidas em qualquer período gestacional, idosos com sessenta anos ou mais, além de profissionais de saúde que prestam atendimento diretamente a pacientes com suspeita da doença.
Em Juiz de Fora, o Dia D de Vacinação tem abertura a partir das 8h, no Parque Halfeld, e se estende até as 17h, com atrações como o Bairro de Lazer, da Secretaria de Esporte e Lazer, Médicos do Barulho e Escola de Samba Mirim Império da Torre. Ao todo, cerca de 90 postos de saúde em todo o município oferecerão as imunizações (veja os locais).
As crianças que passarem pelo Parque Halfeld poderão se divertir com escultura de balões, pintura de rosto, pula-pula, piscina de bolinhas, entre outras recreações. Já as gestantes irão receber orientações da equipe do Banco de Leite, que esclarecerão dúvidas sobre os cuidados necessários neste período.
- Campanha orienta sobre combate e tratamento da hipertensão
- Vacinação contra H1N1 em Minas Gerais começa no dia 5 de maio
- Campanha do HU oferece diagnósticos gratuitos de hanseníase
Outros pontos
Além do Parque Halfeld, todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e outros oito pontos serão estruturados para receber a população definida pelo MS para serem imunizadas: PAM Marechal (rua Marechal Deodoro 496); PAM Andradas (avenida dos Andradas 301); Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA, rua Espírito Santo 1.023); Centro Cultural de Benfica (rua Tomé de Souza 200); Igreja Sagrado Coração de Jesus (rua Doutor Alberto Vieira Lima 50, Bairu - em frente ao posto policial); Igreja do Evangelho Quadrangular de Ponte Preta (rua Ivan José da Hora 106, Ponte Preta), além de dois shoppings da cidade, um localizado na avenida Presidente Itamar Franco 3.600, e o outro na rua Jarbas de Lery Santos 1.655.
Meta
O objetivo da campanha é imunizar pelo menos 80% das 89.769 pessoas estimadas para receber a vacina no município e manter baixo o índice de morbimortalidade em decorrência de gripe. A vacinação destes grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção para a redução de ocorrência da doença, internações e óbitos. A dose conjuga dois vírus similares ao Influenza A (H1N1 e H3N2) e o vírus similar ao Influenza B.
Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), no município, em 2011, foram vacinados 86,77% dos grupos prioritários definidos pelo MS, num total de 75.572 doses administradas, meta que não era alcançada na cidade desde 2006.
Os textos são revisados por Mariana Benicá