Atividades paralelas são opçâo para motivar o treinamento f?sico
Atividades paralelas são opção para motivar o treinamento físico
Para quem já está disposto a começar o ano levando uma vida saudável, profissionais dão dicas para práticas diferenciadas da musculação, seja ao ar livre ou nas piscinas
Repórter
2/1/2013
A chegada do novo ano, iniciado na última terça-feira, 1º de janeiro, e aliada ao auge das altas temperaturas provocadas pelo verão, acaba ocasionando um aumento na procura pela realização de atividades físicas, seja com a promessa de mudança de hábitos ou simples preocupação física com o corpo.
Entre as opções, estão as academias, centros de ginástica, corridas ao ar livre, hidroginástica e práticas esportivas. Contudo, os profissionais alertam que essa preocupação com a saúde exige atenção no início de qualquer atividade, e ainda sugerem atividades paralelas para aqueles que não curtem a tradicional musculação.
De acordo com o proprietário da academia Fórum, Marcelo Brigatto, a tendência do verão é um aumento da procura por alguns dispostos a mudar de vida, paralelo a outros que deixam o hábito de lado. "Durante a época das festas de fim de ano, alguns estudantes que residem em Juiz de Fora voltam para as suas cidades e outros trabalhadores do comércio alteram seu horário de trabalho, o que acaba prejudicando o movimento", ressalta. Contudo, ele comenta que, excepcionalmente neste ano, a falta das tradicionais chuvas que assolam a região tem feito crescer a busca pela atividade física.
- Proximidade do verão aumenta em até 40% a procura por academias em JF
- Com o mercado aquecido, cresce a procura pelo personal trainer
- Consultas passam a ser marcadas no PAM Andradas
Exercícios funcionais
Segundo Brigatto, para quem procura outras opções de prática física, é possível traçar atividades paralelas à tradicional musculação, feitas de forma mais livre. "Hoje em dia, os exercícios funcionais estão em voga e trabalham o corpo de uma forma geral, muitas vezes, usando o peso do próprio corpo como sobrecarga. Nesse caso, utilizamos acessórios simples, quando trabalhamos força, velocidade, agilidade, coordenação e equilíbrio, simulando situações do dia a dia, que nos auxiliam a desempenhar melhor as nossas funções", explica.
Entre as atividades, o profissional recomenda o uso de acessórios, como bolas, cordas, elásticos ou o chamado TRX, que são presos em qualquer estrutura rígida, como portas, suportes ou até mesmo árvores, para realização dos exercícios. "São atividades que podem ser feitas em qualquer lugar e até mesmo ao ar livre, para quem tem preferência, até porque o contato com a natureza ajuda a tornar o exercício mais prazeroso. Quando qualquer atividade é feita em grupo, como caminhadas ou pedaladas, há também o fator motivação bastante presente", lembra.
Já dentro das academias, existem também os exercícios em grupo e as aulas que são opções para esteiras e aparelhos, como spinning, jump, step e aulas de dança. "Eles acabam se tornando lúdicos e bastante atrativos para os alunos. Mas vale ressaltar que a vontade própria é fundamental para a prática de exercícios, seja ele praticado sozinho ou com um personal. A pessoa tem que gostar do que está fazendo, pois certamente atingirá melhor e mais facilmente o seu objetivo", recomenda.