Associação dos Cegos lança campanha preventiva a preão popular
Associação dos Cegos lança campanha preventiva a preço popular
Repórter
A campanha preventiva iniciada pela Associação dos Cegos na manhã desta segunda-feira, 7 de outubro, atraiu 70 pessoas para realizem consultas especializadas, como fundo de olho, pressão ocular e refração. Com preço considerado popular, R$ 50, a ideia é combater principalmente o glaucoma e a catarata, principais causas de deficiência visual. A campanha permanece por tempo indeterminado.
Os interessados em fazer consultas devem ligar para os telefones (32) 2101-2455 e 2101-2456 ou ir à Clínica Oftalmológica, localizada na sede da Associação (avenida dos Andradas 455, Centro). Todos os agendamentos serão feitos para o período da manhã, entre 7h30 e 11h. A associação está preparada para atender de 70 a cem pessoas por dia.
- Especialistas dividem opiniões sobre a saúde no Brasil e em Juiz de Fora
- Juiz de Fora vai disponibilizar vacina contra catapora
- Palestra Mexa-se Contra a Artrose está com inscrições abertas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 50% dos cegos no Brasil tiveram a deficiência por conta da catarata não operada. A estimativa é de que surjam, por ano, 552 mil novos casos da doença. Em seguida, vêm os problemas de retina e glaucoma, responsáveis por 20% das ocorrências. Além disso, 38 milhões de brasileiros sofrem com a presbiopia – 58% dos quais não sabem que possuem a doença. Já os problemas refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) acometem 25% da população.
As ações da associação estão alinhadas com o Programa Visão 2020: o Direito à Visão, criado pela OMS e pela Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB), com participação de entidades internacionais, instituições de atenção oftalmológica e organizações não governamentais. A iniciativa tem o intuito de combater a cegueira evitável em todo o mundo. As estimativas apontam que, a cada cinco segundos, uma pessoa fique cega no mundo e, em relação às crianças, a média é de uma a cada minuto.
O Dia Mundial da Visão é lembrado anualmente, sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro, este ano, no dia 10 de outubro.