Hemominas reforça convocação de doadores durante as férias
Hemominas reforça convocação de doadores durante as férias
A Fundação Hemominas, através do Hemocentro de Juiz de Fora, reforça a convocação de doadores de sangue neste período de fim de ano e férias da janeiro. A intensificação se dá em razão da queda no comparecimento do número de doadores, calculada em aproximadamente 40% em relação aos dias normais.
"As pessoas costumam viajar, se entreter com outras atividades, ou mesmo se desligar da rotina. A queda no comparecimento é muito alta, de cerca de 40% em relação ao período normal", destaca a assistente social Thaysi Ribeiro, do setor de captação e cadastro de doadores.
Thaysi reforça que neste período também é comum o aumento do número de acidentes, os quais geram uma demanda maior por doadores nos setores de coleta. "Em contrapartida à queda dos doadores, nossa demanda aumenta. Juiz de Fora atende hoje cerca de 60 hospitais em aproximadamente 30 cidades. Além do número de ocorrências neste período, as pessoas que necessitam de sangue continuam em tratamento", destaca.
A doação pode ser realizada no Hemocentro de Juiz de Fora, localizado na rua Barão de Cataguases, s/nº, no Centro. Até o dia 30 de dezembro, o funcionamento está sendo realizado de segunda a sexta, das 7 às 18h e aos sábados e no dia 31, das 7 ao meio dia. No dia 1º de janeiro de 2015, não haverá expediente. A partir do dia 2, o funcionamento será realizado em horário normal.
- Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo é prorrogada
- Crossfit: exercícios eficientes para uma vida saudável
Quem pode doar
Pessoas entre 18 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar, se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses, com firma reconhecida em cartório. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado, pelo menos, uma doação antes dos 60 anos. Para mais informações, ver a Portaria 2.712/2013, de12/11/2013, do Ministério da Saúde, e as normas da Fundação Hemominas.
Quem tem e está com boa saúde;
Quem pesa acima de 50 kg;
Quem dorme bem na noite anterior à doação;
Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais
Quem não pode doar
Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que a pessoa tratou da hepatite A (IgM positiva).
Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
Quem usou ou usa drogas injetáveis;
Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).