Hemominas atua com estoque 50% abaixo do ideal do tipo negativo
Hemominas atua com estoque 50% abaixo do ideal do tipo negativo
Repórter
A Fundação Hemominas está atuando, em Juiz de Fora, com 50% do estoque abaixo do ideal em sangues do tipo negativo, enquanto que os positivos estão com 20% de falta. A informação é da psicóloga da Fundação, Deborah Carvalho. De acordo com Deborah, a atual situação preocupa. "O estoque está péssimo. Nós trabalhamos em função do comparecimento, e não do nível do estoque. Se as pessoas doam, isso reflete em mais sangue no estoque", explica.
- Juiz de Fora terá mais 200 consultas de clínica médica por mês
- Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus retoma atendimentos nesta quinta
- Carne do salmão é contaminada, diz especialista
Ainda segundo a psicóloga, dezembro e janeiro são meses onde, tradicionalmente, a procura cai muito devido às férias, já que muita gente sai da cidade. E isso ocorre justo na época em que são registrados o maior número de acidentes nas rodovias, no período entre Natal e Carnaval. "Nosso pedido é para que, quem puder comparecer, venha à unidade, doe e ajude à salvar uma vida", diz.
Quem pode doar
Pessoas entre 18 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar, se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses, com firma reconhecida em cartório. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado, pelo menos, uma doação antes dos 60 anos. Para mais informações, ver a Portaria 2.712/2013, de12/11/2013, do Ministério da Saúde, e as normas da Fundação Hemominas.
- Quem tem e está com boa saúde;
- Quem pesa acima de 50 kg;
- Quem dorme bem na noite anterior à doação;
- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais
Quem não pode doar
- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que a pessoa tratou da hepatite A (IgM positiva).
- Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
- Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação;
- Quem usou ou usa drogas injetáveis;
- Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
- Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
- Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
- Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
- Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
- Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).