Comissão de Saúde identifica falta de medicamentos na Uaps de Santa Luzia
Comissão de Saúde identifica falta de medicamentos na Uaps de Santa Luzia
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Juiz de Fora visitou nesta quinta-feira, 7 de maio, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) de Santa Luzia onde foi identificada falta de medicamentos de uso contínuo. De sete itens da receita, uma usuária conseguiu apenas um. Os demais estão em falta: omeprazol, AAS, losartan 50 (hipertensivo), furasemida 40 (diurético), espironolactone 25 (diurético) e fenobarbitol 100 (anticonvulsivo).
A identificação de onde se encontra o problema é considerada essencial pelo presidente da Comissão, José Mansueto Fiorilo (PDT), que admitiu não ter se surpreendido com a situação. Visitas a outras unidades estão previstas e tornarão possível verificar se o problema se repete e que tipo de intervenção será necessária.
O vereador Antônio Aguiar (PMDB) está convencido da relação direta com o financiamento, referindo-se a problemas nos repasses pelos governos estadual e federal. Segundo ele, há pelo menos quatro meses, "o Município banca a assistência sozinho". Trata-se do período sem entrega de 130 itens pelo Estado.
Outra medida considerada necessária é a mudança no processo licitatório na cidade. Atualmente, os procedimentos de todas as secretarias são centralizados. Aguiar entende que, por suas peculiaridades, a Saúde precisa de um setor específico.
- Dia D de Vacinação contra a Gripe será neste sábado em Juiz de Fora
- Comissão de saúde visita UniHealth e prepara relatório sobre falta de remédios
Com informações da Câmara