Uso excessivo de aparelhos eletr?nicos pode causar dores na coluna
Uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar dores na coluna
Brasileiro usa, em média, 84 minutos por dia do celular. O valor supera a média global em 10 minutos
Repórter
1º/11/2015
Você já fez as contas de quanto tempo gasta do seu dia para o uso do smartphone ou tablet? Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2013, em parceria com Instituto Conecta e a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), aponta que os brasileiros estão entre os que mais acessam o dispositivo móvel no mundo. A média de uso chega a 84 minutos por dia, número que supera a média global em cerca de 10 minutos. As consequências deste abuso refletem na saúde dos consumidores, que desenvolvem problemas cada vez mais comuns na coluna, mãos e pulso. A fisioterapeuta de Juiz de Fora, Egláida Therezinha de Souza, alerta para os danos e dá dicas de como evitar o agrave das dores e incômodos.
Entre as complicações mais comuns causadas pelo consumo exagerado dos smartphones, são dores no pescoço, chamada cervicalgia; ocasionada pela inclinação do pescoço por um longo período, forçando a musculatura local do indivíduo. Adotar esta postura errada a longo prazo pode gerar até uma protusão discal, popularmente conhecida como hérnia de disco. O segundo problema, conforme Egláida, ainda na região da coluna, é o desalinhamento na coluna cervical que reflete em toda a extensão da mesma, causando dores, principalmente, na coluna lombar. Por último, ela cita as tendinites de 'De Quervem', ou seja, no polegar e as síndromes do túnel do carpo, acomete as pessoas que passam horas digitando.
- Ascomcer encerra campanha Outubro Rosa com passeata pelo Calçadão
- Dermatologista alerta para hidratação da pele em dias de muito calor
- Pressão alta é uma das doenças que mais mata no Brasil, afirma cardiologista
"Pessoas cada fez mais novas já fazem uso de todo tipo de eletroeletrônico, o que resulta na aquisição mais cedo dos problemas posturais, de visão, sem contar os metabólicos, como diabetes. Muitos ficam horas parados em frente aos aparelhos e esquecem de brincar e se alimentar adequadamente", alerta.
Uso correto
A fisioterapeuta aponta que para o uso correto de celulares o indicado é não ficar horas consecutivas digitando sem intervalos com o alongamento do corpo, principalmente, dos punhos e braços. "O indicado é alongar a cada meia hora e isso vale também para o uso de tablet e notebook.
"Outra observação muito importante é com o modo de assentar, no caso de notebook. O mesmo nunca deve ser usado em camas e sofás, mas em uma mesa e com uma cadeira adequada, onde tenha um apoio de braço e que a coluna esteja bem apoiada, ou seja, ereta e o visor na altura dos olhos, para não forçar a região da coluna cervical. Sem contar com o uso de uma boa iluminação", orienta.
Tratamento
Para evitar a progressão dos problemas como as tendinites, síndrome do túnel do carpo e cervicalgia, Egláida indica sessões de fisioterapia convencional com aparelhos que combatem a dor e a inflamação, além da cinesioterapia que proporciona alongamento e fortalecimento muscular e do tendão.
Já para a má postura e a protusão discal o indicado é Reeducação Postural Global (RPG), que trabalha o alinhamento da estrutura óssea, alongamento e fortalecimento da musculatura. "Isto tudo ao mesmo tempo, por meio de posturas, onde o paciente fica fazendo contração isométrica, ou seja, fortalecimento da musculatura parado. A curto prazo leva a diminuição da dor e a longo prazo na solução do problema, junto, é claro, com a adequação do uso dos aparelhos".