Quase duas mil pessoas são portadoras do v?rus HIV em Juiz de Fora
Quase duas mil pessoas são portadoras do vírus HIV em Juiz de Fora
Números são relativos aos pacientes que retiram medicamentos na unidades de saúde da cidade
Repórter
28/11/2015
Em 1º de dezembro, anualmente, é celebrado o Dia Internacional de Luta contra a Aids. A data, que cairá na próxima terça-feira, terá uma vasta programação elaborada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para aumentar a conscientização da população, já que recentemente, o número de portadores do vírus HIV, causador da doença, cresceu no município.
Os dados são do coordenador do Programa Municipal DST/Aids em Juiz de Fora, o médico Oswaldo Alves dos Santos Junior. De acordo com ele, o crescimento destes números assusta. "Houve um aumento no número dos casos, principalmente em Juiz de Fora, por se tratar de um município que atende a macroregião. Em 2014, 261 pacientes iniciaram o tratamento na cidade e, de janeiro a junho deste ano, foram mais 207. Temos em torno de 1.950 pacientes que pegam medicamentos em nossa unidade. É importante ressaltar que nem todos são daqui, mas esse número preocupa", afirma.
- Neuropediatra diz que casos de microcefalia indicam uma nova doença
- Tendinopatia de Fibulares
-
Formas de contágio
HIV/aids
Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
- Sexo sem preservativo - pode ser vaginal, anal ou oral.
- De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação - também chamado de transmissão vertical.
- Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
- Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
- Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (136).