Vai viajar? Deixe sua casa livre dos focos do mosquito da dengue

Por

Vai viajar? Deixe sua casa livre dos focos do mosquito da dengue

Vai viajar? Deixe sua casa livre dos focos do mosquito da dengue

Como a Vigilância Sanitária só pode entrar em imóveis fechados com mandado judicial, é necessário tomar algumas precauções antes

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
23/01/2016

Muita gente aproveita as férias escolares para viajar com a família. Com os altos índices de infestação do Aedes Aegypti na cidade, é necessário tomar algumas precauções antes de sair de casa, para prevenir e evitar que o imóvel se torne um criadouro do mosquito.

Segundo o coordenador geral de campo da Subsecretaria em Vigilância Sanitária da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Juvenal Marques Franco, seja por alguns dias ou por longas viagens, o ideal é limpar todos os locais que possam acumular água antes. "Os vasos sanitários devem ficar fechados, os vasinhos de planta sem o pratinho. É importante verificar se as calhas estão niveladas e não estão acumulando água, assim como vasilhas que podem ficar espalhadas no terreiro. Com o passar dos dias, esse imóvel pode se tornar um foco gerador de mosquito", comenta.

De acordo com o coordenador, nos terreiros e quintais, mesmo se a pessoa não for viajar, é bom evitar qualquer material que acumule água. "Muita gente deixa até brinquedo de criança, entulho... Isso acumula água. Esses objetos não podem ficar nem no quintal, nem na laje. É um material que pode até ser descartado, mas se não der, guarde em um local coberto", explica.

Outra preocupação constante da população é para quem possuí piscina em casa. Com a crise hídrica, retirar a água não é o mais indicado. "Existem alguns produtos que fazem o tratamento por vários dias. Se não, tampar a piscina com tela, já que a lona também pode acumular água. O ideal mesmo são os produtos químicos", afirma.

Em relação aos itens que mais são conhecidos por acumularem água, como caixas d'água, pneus e garrafas, Juvenal explica que esses cuidados são diários. "A caixa d'água, não adianta cobrir com metal, telha... O ideal é fechar com a própria tampa dela, ou com uma tela à prova de mosquito. As calhas devem ficar sempre limpas, sem folhas. Se não tiver como tirar o pratinho das plantas, colocar areia. Os ralos também ficar telados. São processos de prevenção, porque na hora que você retornar à sua casa, ela vai estar livre dos focos de mosquito", diz.

Apesar do conforto fornecido, o coordenador explica que é preciso verificar o ar-condicionado e a geladeira antes de viajar. "Se você vai viajar, o ar-condicionado vai ficar desligado, então é só virar a bandeja. Já a geladeira, procure fazer uma vistoria antes de viajar para ver se não está acumulando água. Se tiver, lave a bandeja com bucha e sabão e a deixe seca. Quando retornar, veja se não descongelou e ficou água no local", complementa.