SUS oferecer? vacina contra HPV para meninos

Por

SUS oferecer? vacina contra HPV para meninos
Segunda-feira, 17 de outubro de 2016, atualizada às 14h20

SUS oferecerá vacina contra HPV para meninos

Da redação

A partir de janeiro de 2017, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) também a garotos de 12 a 13 anos. A meta é imunizar 3,6 milhões de meninos no ano que vem; até 2020, a campanha será gradativamente ampliada para incluir garotos de 9 a 13 anos.

Um dos objetivos da campanha é imunizar as 99,5 mil crianças e jovens brasileiros de 9 a 26 anos que atualmente vivem com HIV/Aids. A vacinação contra o HPV para meninos prevê duas doses, com intervalo de seis meses entre as aplicações. No caso de garotos portadores de HIV, serão três doses, com intervalos de dois e seis meses, respectivamente, sendo necessária a apresentação de prescrição médica.

O Brasil será o primeiro país da América Latina e o sétimo no mundo a oferecer vacinação contra HPV para crianças e adolescentes do sexo masculino. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que não haverá custo extra para a aquisição das novas vacinas, devido à redução do esquema vacinal de três para duas doses.

Para facilitar o acesso à vacinação, o Ministério da Saúde irá investir em escolas da rede pública e particular, como explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues. "Vacinar adolescentes é mais complicado. Não é como vacinar crianças, que os pais pegam na mão e levam ao posto de saúde", afirmou. "Com os adolescentes, não conseguimos alcançar coberturas vacinais tão completas como entre as crianças".

Com informações da Agência Minas