Kefir: alimento apresenta benefócios para a saúde e ajuda no emagrecimento
Kefir: alimento apresenta benefícios para a saúde e ajuda no emagrecimento
Editor
Os brasileiros estão, cada vez mais, buscando hábitos saudáveis, seja pelos meios tradicionais ou com auxílio da tecnologia. Porém, é preciso ter cautela ao adotar determinados modelos de vida, que na maioria dos casos não condiz com a realidade.
Práticas simples, no entanto, garantem benefícios para a saúde e ajudam no processo de emagrecimento. Um alimento que tem feito sucesso atualmente é o Kefir – probiótico, que “além de nutrir apresenta benefícios para a nossa saúde” explica a médica nutróloga, Alice Amaral.
O Kefir, de acordo com a nutricionista clínica, esportiva e estética, Mariléia Ragone é “um leite fermentado produzido a partir da ação dos microorganismos presentes naturalmente nos grãos de kefir”.
Origem
O termo kefir vem do eslavo “keif”, que significa bem-estar ou bem viver. “O consumo em várias regiões do Brasil está relacionado às suas características sensoriais e funcionais. Os grãos são constituídos por uma associação positiva entre leveduras e bactérias benéficas”, esclarece Mariléia.
Benefícios
Segundo ela, o nosso trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias, que é chamado de flora intestinal. Esses micro organismos atuam em funções fisiológicas essenciais para nosso organismo.
Alguns fatores podem reduzir o número de bactérias benéficas, como alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos com frequência e doenças. “Alimentos que contém bactérias vivas, como iogurtes e Kefir, estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias prejudiciais, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do nosso corpo”.
Posso consumir Kefir diariamente?
A nutricionista destaca que “pode e deve ser consumido diariamente, já que é um alimento funcional”.
Benefícios do Kefir de leite
- Regula o sistema imunológico, aumentando a resistência a doenças. Tem uma influência positiva no coração, sangue e sistema circulatório;
- Cura problemas nos rins, no trato urinário e protege a próstata;
- Tem uma influência positiva no colesterol, osteoporose e reumatismo;
- Suporta a produção de enzimas e recupera o pâncreas;
- Melhora o funcionamento do fígado, baço, regulariza a produção da bílis, influenciando positivamente na ocorrência da hepatite;
- Cura colite, diarreia, catarro e candidíase;
- Reequilibra a flora intestinal e os ácidos do estômago, cura o duodeno e úlceras;
- Produz seu próprio antibiótico, eliminando bactérias nocivas;
- Cura inflamações internas e externas;
- É totalmente favorável a quem não tolera a lactose, devido seu processo fermentativo;
- Produtos elaborados à base de Kefir de leite não causam reação negativa ao intolerante à lactose;
- Produz componentes anticancerígenos, prevenindo a metástase e favorecendo a cura;
- Reduz a ansiedade, a depressão, aumentando a energia e a sensação de bem-estar;
- Produz todas as vitaminas necessárias e bactérias benéficas à saúde diária;
Benefícios mais conhecidos do Kefir de água
- Com potencial depurativo mais elevado, promove de imediato a eliminação de toxinas em todo o organismo. “Seu uso cosmético é eficientíssimo. Algumas receitas incluem a adição de frutas secas tais como o figo, o damasco ou passas, que realçam o sabor e aumentam os nutrientes”, diz Mariléia.
- Além disso, regula o sistema imunológico e aumenta a resistência a doenças;
- Regula a tensão arterial, o açúcar no sangue e cura a diabetes;
- Cura bronquites, tuberculoses, asma, alergias e enxaquecas;
- Cura vários tipos de eczemas e desordens de pele, como a psoríase e a acne,
- Regulariza o metabolismo, a digestão e ajuda no funcionamento do cólon;
- Alivia a candidíase, podendo chegar à cura.
- Assim como o Kefir de leite, reduz a ansiedade, a depressão, aumentando a energia e a sensação de bem-estar;
- Retarda o processo de envelhecimento, auxilia decisivamente a vitalidade da pele, cabelo e músculos;
- Enzimático em potencial, acelera o metabolismo e é de extrema eficiência na manutenção do peso ideal.
Kefir ajuda a emagrecer?
Sim. “Ele auxilia no processo de emagrecimento, porque aumenta a saciedade, o funcionamento do intestino, acelera o metabolismo, além disso, é importante na manutenção da flora intestinal - microbiota intestinal - conjunto de microorganismo que vivem no intestino e nós protege de uma série de doença, inclusive a obesidade”, afirma a nutróloga, Alice Amaral.
Quem partilha da mesma opinião é Mariléia Ragone. Mas segundo ela, “isso sempre com um plano alimentar adequado. Milagres não existe para perda de peso”, alerta.
Onde conseguir os grãos de kefir?
Os grãos poderão ser obtidos através de doações de amigos, ou preenchendo o formulário abaixo.
Contraindicação
Mariléia explica, ainda que não existe contraindicação. “Por ser fermentado não tem lactose. Pessoas com intolerância a lactose podem consumir”, alerta.
Sobre os efeitos colaterais, ela esclarece que “se consumir em maior quantidade pode aumentar gases ou intestino mais solto, no entanto, é apenas uma questão de adaptar a porção diária”.
Preparo
A dica da especialista é que “não se deve manipular o Kefir com metais, apenas plásticos, madeiras e vidros. Lavar as bactérias em água filtrada todas as vezes que for coar para pegar o que está pronto e no de água, que seja água sem cloro e com açúcar mascavo”.
O alimento pode ser produzido “em qualquer leite integral, desnatado ou semi desnatado, fica a gosto. Já o de água, deve ser sem cloro”, diz Mariléia.
Alice Amaral ressalta que o Kefir de leite é mais rico do que o de água. “Embora a fermentação diminua muito a lactose, quem tem intolerância, além dos veganos, deve prepará-lo em leite sem ser de origem animal. Também indico o leite que não tenha passado por um processo de industrialização, pois o in natura é sempre melhor”.