Campanha de vacinação contra a gripe tem inócio nesta segunda-feira
Campanha de vacinação contra a gripe tem início nesta segunda-feira
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, teve início nesta segunda-feira, 23 de abril, em Juiz de Fora. A meta é imunizar 90% do público-alvo.
No ponto de vacinação montado no térreo do Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, no Centro, a procura era grande, com filas durante o dia todo.
A administradora, Marlene Silva, 32, levou o filho João Felipe, 2, pela primeira vez para ser vacinado. “Para ele vai ser muito melhor, pois assim estará imune aos casos de gripe mais forte. Pretendo trazê-lo todos os anos, até completar a idade-limite”, afirma.
Pela terceira vez, o eletricista Josivaldo Pereira, 59, portador de doença crônica, tomou a vacina. Ele relata que costumava gripar e passar muito mal em um curto intervalo de tempo, situação que mudou após a vacina. “Antes, eu gripava de mês em mês, agora isso acontece uma vez por ano e olhe lá. A vacina foi a melhor coisa para mim, e por isso, todos os anos estarei aqui fazendo a minha parte”, afirma.
A gerente de Vigilância Epidemiológica de Juiz de Fora, Michele Freitas, reforça a importância da imunização. "As maiores chances de doenças graves são nas pessoas dos grupos prioritários, então, com a vacina a pessoa evita esses tipos de doenças, como pneumonia, por exemplo e pode diminuir também o número de hospitalizações", ressalta.
As vacinas estarão disponíveis, até o dia 1° de junho, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); no PAM Marechal, térreo; e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente, localizados na Rua São Sebastião, 772, no Centro; e do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, quase esquina com a Av. Itamar Franco.
Será imunizado o grupo prioritário, composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo MS, e com receita médica – e professores das redes pública e privada. As pessoas acamadas, que residem em bairro com cobertura de UBS, o agendamento deverá ser feito na própria unidade. As pessoas que moram em residências fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.