Hemominas em Juiz de Fora convoca doadores de sangue
Com baixa no estoque de quase todos os tipos sanguíneos, a Fundação Hemominas de Juiz de Fora emitiu alerta à população nesta terça-feira, 27 de abril.
Conforme a funcionária do setor de Captação e Cadastro de doadores, Rosani Silva, os tipos O positivo, A positivo e B negativo estão em situação crítica. Os tipos O negativo e A negativo estão em estado de alerta. Já os B positivo e AB negativo estão em estado adequado. Por sua vez, o tipo AB positivo está em situação estável. "Antes mesmo de chegarmos no período crítico, que é o inverno, quando muitas pessoas ficam gripadas e não podem doar, já estamos enfrentando uma queda significativa em toda a rede da Fundação. A cada 15 minutos um paciente precisa de transfusão de sangue, por isso, para atender a demanda, o Hemocentro precisa de uma média diária de 160 candidatos à doação.
*Devido a pandemia e para evitar aglomeração, o setor está atendendo com demanda reduzida, por isso é importante que os doadores façam o agendamento pelo site (clique aqui), ou pelo aplicativo MG APP ou pelo telefone (32) 3257-3113.
O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 58 hospitais em 27 cidades de Juiz de Fora e região. Ele fica na Rua Barão de Cataguases, s/n. Centro. Os horários de funcionamento são de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h, de segunda a sábado.
Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens: 60 dias e até 4 vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até 3 vezes por ano.
Critérios para doar
- Apresentar documento de identidade oficial, com foto;
- Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.
- Ter e estar com boa saúde;
- Não estar em jejum. Após o almoço, aguardar 3 horas;
- Pesar mais de 50 kg;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há pelo menos 1 ano;
- Outros critérios serão avaliados durante sua consulta com o triagista.