Gratidão é estado interior que cresce e se agiganta com alegria e paz
Gratidão e autoestima
São cem meses de parceria, em que buscamos compartilhar com você que gosta de conhecimentos sobre temas naturais, saudáveis e de fácil aplicação no dia a dia, à oportunidade de crescermos juntos na grande jornada da luz do autoconhecimento.
Para comemorarmos este número tão significativo que representa um pedaço da caminhada de todos nós, abordamos nesta oportunidade um tema que é do interesse de toda pessoa que quer crescer e libertar-se do "homem velho", do passado, da ignorância.
Gratidão
Precisamos conhecer melhor o significado de cada palavra, seja para ampliar nossas possibilidades de usar melhor o vocabulário, assim como para igualmente colocarmos os nossos sentimentos e interesses de maneira clara, ao alcance das pessoas com quem estamos ou desejamos comunicar.
O verbete gratidão vem do latim gratia que significa literalmente graça, ou gratus que se traduz como agradável. Por extensão, significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é reconhecido.
Podemos observar que a ciência da gratidão surge como a mais elevada expressão do amadurecimento psicológico do indivíduo, que o propele à vivência do sentimento superior, enobrecido.
Somos cercados em nossa vida de uma incontável realidade de hábitos, seja de recebermos ajuda e proteção desde o momento da fecundação, passando pelos diversos períodos do desenvolvimento fetal até a idade adulta, sem a consciência do que lhe é oferecido, encarregam-se de construir a personalidade em polaridades mais para o lado de tendências positivas, de autoestima, ou de tendências negativas como a desconfiança, falta equilíbrio pessoal tanto em decisões como em responsabilidades.
Em todas as fases da vida humana é possível acompanhar que o despertar para a gratidão inicia-se por uma forma de louvor a tudo e a todos. De pequenos gestos a grandes atitudes, quando ecológicos, tem sua fonte em pensamentos, palavras e comportamentos que sempre fazem bem a quem os emite como aqueles a quem são dirigidos.
Um exemplo que pode ser observado tanto do ponto de vista da religiosidade como da maneira de viver, exemplo para a sociedade, é o do "Irmão Sol", ou seja, de Francisco Bernardone, nascido na cidade de Assis na Úmbria, que pelos seus exemplos de amorosidade é conhecido como Francisco de Assis.
Narram seus biógrafos que, ao atingir o estado de sintonia com o amor incondicional, de imediato exalou à sua volta gratidão, ora doce, ora suave, o hino em favor de todas as criaturas: irmão sol, irmã lua, irmã chuva, vegetais, animais e tudo quanto vibra e glorifica a criação.
Fazendo de cada dia uma oportunidade nova para cantar louvores à vida de autoestima e de gratidão, quanto mais exaltava o que a muitos parece insignificante ou destituído de valor, a sua riqueza gratulatória conseguia dignificar, exaltando as qualidades.