Manhua?u realiza o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo
Manhuaçu realiza o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo
Repórter
O município de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, localizado a 260 quilômetros de Juiz de Fora, realizou o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo do Estado de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira, 22 de março.
O primeiro casal gay (foto ao lado) a ter a união reconhecida oficialmente é formado pelo bordadeiro Wanderson Carlos de Moura, 34 anos, e o auxiliar de serviços gerais, Rodrigo Diniz Belonato, 18 anos.
De acordo com o juiz de direito e diretor do foro, Walteir José da Silva, foi uma decisão a respeito da união homoafetiva normal e acompanhou a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), publicada no dia 25 de outubro de 2011. "A Constituição determina que o Estado incentive a conversão da união estável em casamento. Como eles já namoravam e queriam se casar, eu autorizei", diz. Além disso, Silva explica que o casal já havia encaminhado o pedido da união anteriormente, mas o Ministério Público Estadual não tinha autorizado.
- Justiça indefere pedido de liminar da OAB para anulação de tributo cobrado de advogados
- Justiça nega pedido de indenização por falta de provas
- Homem agredido em boate de Barbacena receberá R$ 10 mil de indenização
Com a atitude, os cartórios da Comarca de Manhuaçu já poderão adotar os procedimentos, sem a necessidade de consulta para autorização do Judiciário. "A cidade está apavorada com a decisão, as pessoas não entendem que uma decisão judicial não tem nada a ver com a igreja. Entretanto, toda posição judicial tem essa vertente", destaca.
O juiz acredita que a medida é um avanço contra o preconceito, no sentido de garantir os direitos dos cidadãos. "A tendência é que a população passe a conviver melhor com essa situação. A partir desse momento, as pessoas verão os homossexuais com um olhar diferente, passando a respeitá-los mais."
Os textos são revisados por Mariana Benicá