Eleitores têm um m?s para transferir e tirar título eleitoral em JF
Eleitores têm um mês para transferir e tirar título eleitoral em Juiz de Fora
Repórter
Os juiz-foranos devem ficar atentos pois falta menos de um mês para o fim do prazo para transferir e tirar o título eleitoral, para votar nas eleições municipais de 2012. O calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TRE) estabelece o dia 9 de maio como data final para inscrição eleitoral e transferência de município ou de zona eleitoral. Também é o prazo final para o eleitor com necessidades especiais (inclusive idosos) solicitar transferência para uma seção de fácil acesso.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral do TRE da cidade, Gilter André da Silva, o movimento está intenso. "Já registramos, aproximadamente, cerca de 200 atendimentos, incluindo transferência, alistamento e revisão de dados", diz.
- Serviços e sites de compras coletivas fecham e dão prejuízo a consumidores
- Consumidores juiz-foranos já podem reclamar pelo telefone
- Cerca de 2.800 identidades perdidas estão à disposição na Câmara de Juiz de Fora
No caso das transferências, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua nova residência. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação — caso contrário não poderá votar, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral. Para quem deseja apenas requerer a segunda via do título eleitoral, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vai até o dia 27 de setembro (10 dias antes do pleito).
O eleitor que necessitar fazer o título ou alterá-lo devem comparecer ao TRE, na rua Osório de Almeida 425, no Poço Rico. "O atendimento nas terças, quintas e sextas-feiras é das 12h às 18h. Na quarta-feira, o TRE funciona das 10 às 16h." Segundo Silva, um plantão será realizado nos dias 29 de abril, 1º, 5 e 6 de maio, das 8h, às 14h.
Os textos são revisados por Mariana Benicá