Operação conjunta apreende dez bonecos da Turma da Mínica no Centro de JF
Operação conjunta apreende dez bonecos da Turma da Mônica no Centro de JF
Dez bonecos da Turma da Mônica e um estande de vendas foram apreendidos na quarta-feira, 3, no Centro de Juiz de Fora, em ação conjunto com a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur). A apreensão foi motivada pelos registros de reclamações feitas por consumidores que teriam caído num golpe de venda enganosa. O Procon/JF já registrou 12 ocorrências.
De acordo com registros dos consumidores, algumas pessoas, principalmente idosos, estariam sendo abordadas por vendedores, que oferecem duas revistas e um boneco da Turma da Mônica pelo preço de dez prestações de R$3,99, descontadas no cartão de crédito. Mas, na hora da venda, são registradas 12 prestações de R$39,90. Os consumidores são levados a assinar um documento com a concordância do desconto mensal, o qual só é entregue ao consumidor após o fechamento da venda.
O material foi apreendido por falta da licença de comercialização em via pública. A Semaur aguarda o comparecimento do responsável pela venda dos produtos para lavrar os autos de infração e de apreensão. Para a retirada da mercadoria apreendida, o responsável terá que pagar as multas referentes à infração e se apresentar ao Procon/JF para o atendimento das reclamações registradas.
Durante, aproximadamente, uma semana, o Procon/JF registrou 12 denúncias sobre o mesmo assunto. De acordo com as ocorrências, os golpistas agem nas ruas centrais da cidade, mudando de local durante o dia, o que estava dificultando a ação dos fiscais.
O Procon/JF orienta que os consumidores lesados procurem o órgão para a formalização da reclamação e busca da solução do problema. Quem tiver informações sobre a ação poderá ajudar fazendo uma denúncia por meio dos números telefônicos 3690-7610 ou 3690-7611 ou na sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Com informações do Procon JF