Fusion food: entenda essa fusão da gastronomia
Fusion food: entenda essa fusão da gastronomia
Pense em um sushi. Que tal trocarmos o recheio de salmão por uma salsicha? Não vamos ser tão radicais a este ponto, não é mesmo? Então, damos início à coluna explicando um pouco sobre o que se entende por fusão na gastronomia, o tão famoso Fusion Food.
Para frequentadores de restaurantes de alta gastronomia o termo é algo comum, mas hoje o cenário vem mudando, ao contrário da antiga fusão, a qual surgiu com a nouvelle cuisine, mas Iago, o que é nouvelle cuisine?
O termo faz referência à cozinha nova, inspirada pelo saudoso chef Paul Bocuse. O movimento francês alterou o que se entende por alta gastronomia, mudando da visão de banquetes. Se antes as pessoas comiam até não aguentar, agora as porções foram reduzidas, com apresentações modernas. Atualmente o chef busca mover com todos os sentidos do cliente e tornar a experiência em seu restaurante algo incrível, e não simplesmente “ficar de bucho cheio”; mas voltando à fusion food, esta antiga buscava unir cozinhas clássicas, como japonesa e francesa, ou francesa e italiana.
Hoje, temos chefs mais ousados, buscando novamente uma “cozinha nova” espantar o cliente fã de alta gastronomia através de um “menu degustação”, unindo cozinhas totalmente diferentes. Um exemplo é a paella espanhola, porque não pode ser brasileira, e melhor, de nosso estado abrangendo a culinária mineira, temos chefs na própria Juiz de Fora que se arriscam na paella mineira. Podemos muito bem substituir o lagostin por linguiça, a lula por costela, é isso que a gastronomia busca, inovação, criatividade, ousadia. Isso faz o nome de um chef, isso dá estrelas à um restaurante, o prato é a cara do chef, então deve-se buscar sempre surpreender.
A fusion food, além da mistura de ingredientes pode-se entender também como a mistura de técnicas, é como digo, pode-se fazer alta gastronomia com ingredientes simples, como na foto acima, que temos linguiça e torresmo. Para a alta gastronomia basta usar técnicas novas ou mistura-las, o que tratamos na matéria é a fusão, então vamos arriscar, seja você chef ou que se arrisca na cozinha.