Dia Internacional do Caf? incentiva o consumo do gvão de forma diversificada
Dia Internacional do Café incentiva o consumo do grão de forma diversificadaPortal ACESSA.com seleciona receitas diferentes à base de café, com direito a prato principal, sobremesa e bebida afrodisíaca
Subeditor
13/4/2011
É comemorado, nesta quinta-feira, 14 de abril, o Dia Internacional do Café. A data é um ótimo motivo para incentivar o consumo de grão de maneiras diversificadas. Seja servido na xícara ou incrementando pratos principais e sobremesas, o café tem agradado o paladar dos árabes há, pelo menos, mil anos. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado seu nome à bebida, segundo informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo interno do grão cresceu 4,03%, se comparado o período de novembro de 2009 a outubro de 2010 e o de novembro de 2008 a outubro de 2009. Os dados mostram que a população brasileira consumiu de 19,13 milhões de sacas do grão no período mais recente, contra 18,39 milhões de sacas no período anterior. Para comemorar a data com mais sabor, o Portal ACESSA.com selecionou receitas diferentes à base de café, com indicações de prato principal, sobremesa e até uma bebida afrodisíaca. Confira.
Café afrodisíaco
Em 20 minutos, café expresso, licor, canela e chantilly, é capaz fazer uma receita com poderes afrodisíacos. Clique para visualizar o passo a passo.
Café helvética
Com um dedo de kirsch (uma bebida produzida por meio da destilação da cereja), o café ganha sabor único. A receita leva café instantâneo e chantilly. Confira.
Café flambado
Conhaque, essência de baunilha e fogo dão ao café flambado seu aspecto exótico. Cravos-da-índia, canelas em pau e casquinhas de laranja e limão incrementam a bebida. Veja a receita.
Café russo
Em cinco minutos, a mistura do licor de café com uma dose de vodka cria o café russo. Veja como preparar.
Fofinhos de café
Minibolinhos de café podem ser feitos com o pó solúvel para capuccino e 20 minutos no forno. Os fofinhos podem ser acompanhados com creme inglês ou chantilly. Aprenda.
Rocambole de café
Outra opção de doce é o rocambole de café, com creme de leite e chocolate meio amargo. Confira a receita.
Coffee shake
Já bebeu café gelado? Para quem gosta de um bom cafezinho e não quer dispensar este sabor no verão, é só degustá-lo em uma mistura gelada. Veja o passo a passo completo.
Bisteca ao molho de café
Com criatividade, a tradicional bisteca fica ainda mais mineira e ganha ares mais sofisticados com o molho de café. Aprenda.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken