Chef Ca?que Fonseca prepara um Rizotim Mineiro no festival Santa Mesa
Chef Caíque Fonseca prepara um Rizotim Mineiro no festival Santa Mesa
Repórter
Usar ingredientes simples com um toque de requinte. A proposta do chef Caíque Fonseca no Cozinha Show do Santa Cruz Shopping reuniu um público interessado em conhecer e também degustar um "Rizotim Mineiro" na manhã deste sábado, 27 de novembro. O prato foi o último apresentado no evento Santa Mesa, paralelo ao JF Sabor.
Proprietário do Das Haus Comedoria, Caíque propôs a preparação de um prato que incluísse ingredientes acessíveis a todos os públicos. "A gente brinca que como as pessoas acham o risoto um prato caro, a gente resolveu fazer um risotim usando ingredientes mineiros. Arroz comum, misturando uma couve, uma carne em lascas: um pernil ou uma carne de panela qualquer, um pouco de linguiça, bacon e creme de leite para que ele se aproxime do risoto italiano, ou seja, ingredientes comuns do dia a dia", diz.
- Sobremesa leve para saciar seu desejo por doce
- Polenta ao molho funghi secchi é o prato do Cozinha Show
- São Lourenço recebe a 3ª edição do Festival Degusta em outubro
O chef reforça que usar ingredientes que se aproximam do gosto popular é uma prática que atravessa a História da Gastronomia. "Apesar de ser uma pessoa da área da Gastronomia prática, percebo na história que o que perdurou não foram os pratos dos reis, mas os pratos do povo. Uma bela massa à bolonhesa tinha ingredientes que eram sobras de colheita na Itália. Os faisões, codornas, as caças, grandes pratos elaborados sumiram, porque o povo não tinha condições. Não existem mais ou acabam ficando na memória", diz.
Além disso, a ideia é associar a ingredientes que valorizam a cultura local. "Temos temperos de uma cultura muito diversificada, uma mistura de sabores muito grande e a gente pode explorar isso sem ter que buscar no exterior. Claro que usamos especiarias para ajudar no tempero, mas é interessante buscar a couve, a taioba, aquilo que está no fundo do quintal da pessoa. Todos os grandes chefs partiram para a utilização de ingredientes comuns no dia a dia", completa.
A programação do Santa Mesa é realizada paralelamente ao JF Sabor com um roteiro interno no Santa Cruz Shopping, onde as casas locais preparam pratos dentro da mesma temática seguida no festival, a gastronomia mineira. Já o Cozinha show é a grande estrela dessa parceria, pois chefs renomados estão mostrando suas habilidades e temperos bem no meio das galerias do shopping. Essa é uma forma de mostrar o melhor da gastronomia para seus clientes. Na semana passada, o chef Mateus Abdo preparou uma polentinha ao molho funghi secchi.