Aberta a temporada do JF Sabor

Por

Aberta a temporada do JF Sabor
Quinta-feira, 5 de março de 2015, atualizada às 17h18

Aberta a temporada do JF Sabor

Jorge Júnior
Editor

A culinária Afro brasileira será o tema do JF Sabor 2015 na categoria petiscos, que começa nesta quinta-feira, 5 de março, e segue até o próximo dia 15. O lançamento do evento ocorreu nesta quinta-feira (confira as fotos), no Independência Trade Hotel, com degustação para a imprensa, além da avaliação do júri técnico, composto por três profissionais da área. O público terá dez dias para experimentar os pratos e avaliá-los. Na segunda-feira [9 de março] e na terça [10 de março], os petiscos criados pelos 17 estabelecimentos estarão com 25% de desconto.

Uma das novidades deste ano é que o evento terá cinco etapas. Além dos petiscos, haverá disputa nas seguintes categorias: pizzas e massas entre os dias 25 de junho e 5 de julho; lanches e sanduíches entre os dias 13 e 23 de agosto; e pratos e sobremesas entre os dias 1º e 18 de outubro. Haverá ainda a festa de encerramento, no dia 4 de novembro, mas esta não será aberta ao público. "O objetivo dessa mudança é valorizar Juiz de Fora e a culinária da cidade, destaca a presidente da Abrasel de Juiz de Fora, Carla Simone Pires da Silva. "A população não vai precisar aguardar o final do ano para participar do JF Sabor. O evento começa em março e termina em outubro. Estamos tratando cada grupo de uma maneira especial. Teremos bares, botecos, restaurantes, pizzarias até bistrô", complementa o diretor executivo da Abrasel, Marcos Henrique Miranda, que acredita que será uma oportunidade maior para as casas participarem mais de uma vez, além dos chefes que poderão criar novidades.

De acordo com Carla, Juiz de Fora tem uma riqueza cultural gastronômica. "São cinco heranças marcantes: Culinária Afro brasileira, Culinária Germânica, Culinária Italiana, Culinária Portuguesa e Culinária Síria e Libanesa. Por isso, vamos fazer essa homenagem no JF Sabor."

A expectativa, segundo Miranda, é que de acordo com as etapas o evento ganhe mais adeptos. "Neste primeiro momento teremos o júri técnico que avalia os pratos e, logo em seguida, o júri popular, que vai aos estabelecimentos degustar e avaliar as comidas. Da união dessas notas, vai surgir o campeão de cada categoria. No final do ano, todos serão premiados  em uma festa."

Outra inovação do JF Sabor será que R$ 1 de cada prato vendido será convertido em doação."Vamos reverter em alguma obra social que a Abrasel julgue importante", diz Miranda. O público também poderá acompanhar o evento pelo aplicativo Sabor na Tela, que oferece informações dos pratos e restaurantes.


Saiba como fazer o Sushi de Salmão, Makimono Filadélfia e Kani Cheese do Japa In Home