Barquinhos de abobrinha: uma receita leve e nutritiva
Barquinhos de abobrinha: uma receita leve e nutritivaPrato conquista os olhos por sua variedade de cores e é ideal
para auxiliar na perda de peso
Os barquinhos de abobrinha são muito rápidos e fáceis de preparar. Trata-se de uma ótima opção de refeição leve e que agrada a todas as idades. Possui ingredientes saudáveis e baratos, a receita fica em torno de R$ 6,00 e demora 40 minutos para ser preparada.
Todos os ingredientes são muito nutritivos. A abobrinha, por exemplo, contém minerais como cálcio e potássio que são essenciais para o equilíbrio do metabolismo e vitaminas antioxidantes A e C. Estas atuam combatendo radicais livres e equilibrando o sistema imunológico. Outro item importante da receita é o tomate, um alimento funcional rico em licopeno, nutriente que ajuda na prevenção de câncer de próstata, além de conter vitamina C.
Já a ricota é um queijo muito usado para auxiliar no emagrecimento, pois é um queijo magro, por conter pouca gordura e pouco sódio, evitando também problemas como a retenção hídrica. A salsinha é um tempero fresco e muito relevante devido sua composição nutricional, que contém fibras e vitamina C em grande quantidade, ajudando a combater doenças como a hipertensão arterial.
Para completar, o azeite de oliva é um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e no processo de emagrecimento, pois contém ácidos graxos monoinsaturados.
A dica é servir os barquinhos de abobrinha como prato único e para acompanhar uma salada de folhas.
Ingredientes:
- 8 abobrinhas baby;
- ½ xícara de queijo ralado para o recheio;
- 2 colheres de sopa de queijo ralado para salpicar;
- 2 tomates sem pele e sem semente picadinhos;
- ½ xícara de salsinha picada;
- 1 cebola ralada;
- 1 colher de sopa de alho triturado;
- 250 gramas de ricota fresca amassada;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- Sal a gosto.
Passo a passo:
O preparo é bem fácil. Retire as pontas da abobrinha, corte de comprido e retire todo o miolo. Em uma panela para cozimento no vapor já com a água fervente, vamos colocar as abobrinhas e uma pitada de sal por 2 minutos, vira-las, deixar por mais 2 minutos e reservá-las. Cozinhar no vapor é muito bom, pois mantém todos os nutrientes no alimento. Caso não tenha a panela de vapor em casa, a abobrinha pode ser cozida normalmente, só é preciso cuidar para que ela fique firme.
Joana Kamil
é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório , personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.