Caldo Verde Cremoso com inhame
Caldo verde cremoso com inhame
Junho é mês de festa junina e mês de muito frio! Nada melhor do que um caldo bem quentinho e bem saboroso para degustar em volta da fogueira de São João. Um caldo bem brasileiro como o caldo verde não pode faltar e, desta vez, ainda mais nutritivo.
Vamos sair um pouco do tradicional caldo de batata com couve e usar um pouco de inhame, um tubérculo que nessa época do ano aparece com fartura nas bancas do mercado, fonte de betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e ainda contém fitoestrógenos, que são hormônios vegetais de extrema importância para as mulheres, pois previnem e auxiliam na redução dos sintomas da menopausa e da TPM. Além de tudo isso e de ser muito saboroso, o inhame age fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando na eliminação das toxinas do sangue.
Para completar essa delícia nutritiva que é o caldo verde, vamos falar da couve e do cheiro verde. A couve é rica em vitaminas, minerais, cálcio e fibras. Por isso, é uma ótima opção para quem faz dieta, além de ser muito pouco calórica. Quanto à salsa, diversos estudos já comprovaram que ela é diurética e que afina o sangue, por isso mesmo pode ajudar a combater doenças cardiovasculares. Mas para que ela mantenha sua ação é muito importante somente acrescentá-la ao final do cozimento, para que não perca suas propriedades funcionais.
Ingredientes
- 1 Kg de inhame picado
- 1 Kg de batata inglesa picada
- 1 ramo de cheiro verde picado
- 1,5 L de caldo de músculo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de alho triturado
- 2 molhos de couve picada bem fina
- 1 colher de sopa de óleo composto
Passo a passo
Para fazer o caldo de músculo, tempere a carne bem limpa com sal. Em uma panela doure uma cebola e refogue a carne, vá pingando água aos poucos até pegar a cor e deixe reduzir. Retire a carne e reserve.
No caldo pronto em uma panela de pressão acrescente o inhame e a batata e deixe cozinhar por 20 minutos. Uma dica é começar a contar o tempo somente depois que iniciar a pressão.
Após cozidos, deixe esfriar e bata no liquidificador os legumes e o caldo. Enquanto isso refogue em uma panela o óleo composto e o alho até dourar, acrescente o líquido batido e deixe ferver. Tempere com o sal. Depois de pronto acrescente a couve e o cheiro verde com a panela desligada. Sirva com o músculo a parte.
Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório , personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.