Compota de cebola roxa é acompanhamento ex?tico para carnes e saladas

Por

Joana Kamil 21/5/2011

Compota de cebola roxa. Um acompanhamento exótico e delicioso

Um ingrediente bem popular e muito usado na culinária, a cebola é um excelente alimento tanto para dar sabor aos pratos quanto para proteger nossa saúde. Falando em benefícios para a saúde destacamos a cebola roxa rica em flavonoides e antioxidantes, como a antocianina, tem um sabor leve e adocicado que combina com qualquer receita.

Além desse poderoso antioxidante, a cebola roxa é rica em vitaminas do complexo B que agem diretamente no sistema imunológico, estimulando a formação de anticorpos. Não podemos esquecer que a cebola é fonte de vitamina C e A que também agem junto com os antioxidantes, combatendo radicais livres e fortalecendo ainda mais o sistema imunológico.

Uma dica para aproveitar mais ainda as qualidades nutricionais da cebola é consumi-la crua para preservar tanto esses nutrientes como um nutriente chamado alicina, que tem ação anti-inflamatória e é responsável pelo cheiro característico que a cebola tem.

Para dar acidez à compota de cebola, vamos substituir o vinagre pelo vinho tinto seco. O vinho tinto contém substâncias funcionais como o resveratrol e o polifenol, poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios. Quanto mais intensa a cor do vinho maior o conteúdo desses nutrientes funcionais.

O vinho ajuda a reduzir o colesterol ruim do sangue e aumentar o colesterol bom, além de ser um grande aliado da vida longa e saudável, pois faz bem ao coração e ajuda a reduzir o risco de câncer.

Ingredientes
  • 1 kg de cebola roxa cortada em rodelas finas
  • 3 unidades de pimenta dedo de moça
  • ½ colher de chá de orégano
  • ½ colher de chá de zatar
  • Sal grosso a gosto
  • 6 dentes de alho descascado
  • Azeite extra virgem
  • Vinho tinto seco
Passo a passo

Esterilize os vidros de compota com tampa (deixe ferver por cinco minutos em água, destampado). Deixe secar e prepare a compota. Coloque a cebola até a metade do pote, acrescente o alho sem casca inteiro, o tempero, o sal, cubra a cebola com vinho e acrescente um dedo de azeite. Coloque mais cebola e cubra com mais vinho e mais azeite. Coloque os vidros destampados em uma panela com metade da água e deixe ferver por três minutos, tampe bem e deixe ferver por mais 30 minutos. Deixe esfriar e armazene os potes em geladeira por três dias.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.