Crie versão de sobremesa italiana com resultado surpreendente
Crie versão de sobremesa italiana com resultado surpreendente
Tradicionalmente utiliza-se um purê de frutas vermelhas para a calda, mas hoje vamos levar a sobremesa a um resultado bem mineiro. A proposta é usar geleia de goiaba e substituir o creme de leite, por uma combinação de iogurte e doce de leite. Quem não vai querer?
Fica pronto rapidinho, em menos de 15 minutos. O que demora mais é esperar as quatro porções de panacota firmarem na geladeira, no mínimo por duas horas. Vamos começar logo então!
Panacota de Mineiro
Ingredientes
- 1/8 de xícara de água
- 1 colher de sopa de gelatina sem sabor
- 240 ml de iogurte grego ou desnatado
- 1 xícara de leite
- 4-5 colheres de sopa de doce de leite
- Geleia de goiaba para servir
Passo a Passo
Coloque 1/8 de xícara de água em uma tigela pequena e misture uma colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor. Espere amolecer, por cerca de dez minutos.
Em uma tigela grande, misture 240 ml de iogurte grego ou desnatado, 1/2 xícara de leite e de quatro a cinco colheres de doce de leite. Dica: Se você preferir o iogurte desnatado, use as cinco colheres de doce de leite. O iogurte grego já vem adoçado. Nesse caso, quatro colheres já bastam.
Leve a outra ½ xícara de leite para ferver. Acrescente a gelatina amolecida e mexa até que se dissolva. Em seguida, retire do fogo e bata-o na mistura de iogurte. Transfira a mistura para quatro copos ou ramekins e leve à geladeira para firmar, por pelo menos duas horas. Se for deixar de um dia para o outro, cubra os copos com filme plástico.
Retire sua panacota da geladeira uns 10 minutos antes de servir e cubra com uma boa colherada de geleia.
Dica: A geleia pode ser feita levando ao fogo baixo goiabada picadinha com um pouco de água, até dissolver e virar uma mistura homogênea.
- Teste a versatilidade do macarrão em receita para o Dia dos Pais
- Transforme sua carne de segunda em iguaria
- É época de morangos: tenha uma sobremesa a qualquer hora
Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.