A churrasqueira também pode ser zona livre da carne
A churrasqueira também pode ser zona livre da carne
Afinal, não é porque você ouviu a palavra churrasco que ele precisa ser associado à carne.
Já vamos começar com uma dica. Antes de preparar tudo, deixe de molho seus espetinhos de churrasco, aqueles de madeira, em água por pelo menos meia hora. Isso vai impedir que os espetos se queimem com as chamas da churrasqueira.
Elenquei nessa receita alguns ingredientes que são de fácil cocção, como a abobrinha e o pimentão amarelo – e que com certeza vão agradar a maioria. Berinjela, tofu e alho podem ser acrescentados ou substituírem outros elementos, se for do seu gosto.
Abuse da criatividade nessa troca, mas evite os vegetais mais duros, como a cenoura. O tempo de cozimento deles é maior.
O interessante é que os espetinhos podem servir até de acompanhamento aos que não são vegetarianos e ainda trazem, de maneira bem simples, um ar de sofisticação ao seu churrasco.
- Duas combinações simples trazem uma explosão de sabor
- Receita para inspirar o amante de comida saudável
- Encha seu grão-de-bico de sabor
Espeto Vegetariano
Ingredientes
10 a 12 cogumelos paris fresco ou champignon inteiro em conserva
½ abacaxi
½ pimentão amarelo
1 abobrinha média
12 a 15 tomates cereja
1 cebola roxa
Passo a passo
Corte em pedaços médios o abacaxi, o pimentão, a abobrinha e a cebola. O restante dos ingredientes vão inteiros.
Agora é só colocá-los no espeto, um a um. Explore as combinações.
A quantidade de ingredientes será suficiente para montar 10 unidades.
DICA: Quando for assar, tempere a seu gosto: Use sal ou sal grosso, pimenta-do-reino e ervas, limão e açúcar mascavo, ou mostarda e páprica.
Agora é só levá-los para assar. Se você fizer no fogão, como eu fiz, você vai ter que fazer de duas ou mais vezes, dependendo do tamanho da sua grelha ou frigideira. Cada leva deve ficar pronta em 20 minutos no máximo, em fogo médio baixo.
Já na churrasqueira, fica pronto mais rápido – entre 10 a 15 minutos.
Independente do modo, é importante ficar atento e virar o espeto frequentemente para que os vegetais fiquem cozidos por inteiro.
Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.