Dispositivo pode economizar até 30% de energia durante o banho
Dispositivo criado em JF pode economizar até 30% de energia durante o banho
Projeto consiste na instalação de um box fechado e um pequeno aparelho usado para aquecer o ar ambiente
Repórter
7/7/2012
O chuveiro é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência. E a preocupação com uso sustentável dos recursos naturais levou o professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marco Aurélio Cunha Alves, a desenvolver um projeto que promete economizar 30% da energia elétrica consumida durante o banho.
"O fundamento do nosso projeto é simples, consiste em um box totalmente fechado, o que irá favorecer o aquecimento do ar ambiente. E com o ar ambiente aquecido, é necessário menos energia elétrica para aquecer a água, para que possamos tomar um banho confortável", explica.
O professor destaca, ainda, que, para o aquecimento do ar, será instalado dentro do box um dispositivo semelhante a um secador de cabelo. Este aquecedor deverá ser ligado por um minuto, antes do banho. "Como podemos observar, o tempo em que o dispositivo ficará ligado é muito pouco e isso já será suficiente para aquecer o ar ambiente e, consequentemente, economizar energia".
- Aprenda a economizar energia no verão
- Como podemos utilizar racionalmente a água e a energia elétrica?
- Confira as dicas sobre os cuidados com a energia elétrica na Semana Santa
Após comprovar a eficiência do projeto, Alves, agora, busca parceiros para desenvolver o primeiro modelo. "O pedido de patente já foi depositado e já entramos em contato com uma indústria nacional de chuveiros e com uma fábrica de boxes aqui de Juiz de Fora, que mostrou interesse em desenvolver o equipamento para o experimento." A ideia é que o dispositivo seja construído usando materiais populares e de custo reduzido tornando o produto final "possível de ser comercializado a um preço acessível para toda a população".
Economia
De acordo com o professor, em uma pequena residência com quatro moradores, na época mais fria do ano, o chuveiro elétrico pode ser responsável por até 45% do total da energia. Já no período mais quente, esse consumo cai para 30%. "Durante um banho de dez minutos são consumidos em média 0,515 kWh (verão) e 0,75 Kwh (inverno). Para este cálculo levamos em consideração as características de um modelo simples de uma marca popular de chuveiros, com potência máxima de 4.500 watts e potência econômica de 3.000 watts. E, com este dispositivo, a chave que regula a posição de consumo de energia poderá ficar sempre no verão, até mesmo durante o período do inverno."