Evolução dos computadores levou poucas d?cadas para chegar onde está
Conhecendo um pouco da história dos computadores
Não é de se espantar que o seu computador "atual" (hoje em dia, falando de tecnologia, nada é realmente atual) é fruto de uma evolução que levou poucas décadas para chegar onde está.
O primeiro computador surgiu na Segunda Guerra Mundial. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I. O Mark I ocupava 120 m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos.
Simultaneamente, o Exército americano também desenvolvia um projeto semelhante que resultou no primeiro computador a válvulas. O Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), era capaz de fazer 500 multiplicações por segundo. Seu objetivo era calcular trajetórias balísticas. O ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.
Daí em diante, diversas tecnologias evoluíram e assim permitiram a construção de máquinas cada vez melhores e menores. Mas o primeiro computador pessoal só surgiu em 1976. O Apple I foi inventado pelos americanos Steve Jobs e Stephan Wozniak. Em seguida, no ano de 1981, a IBM lança o seu PC (personal computer), que se tornou um sucesso comercial.
Não preciso nem contar o que aconteceu, pois a partir daqui, começaram a surgir outros computadores e, hoje em dia, é quase impossível viver em um mundo sem eles. Até a "padaria da esquina" já registra suas vendas em um computador. A evolução é cada vez mais rápida, então, precisamos estar sempre antenados com os novos lançamentos e novas tecnologias.
Espero que tenha conseguido mostrar um pouco da história dos computadores. Até a próxima!
Mais artigos
- Ferramentas gratuitas permitem acessar seu micro em qualquer lugar do mundo
- Use o computador com segurança e conforto e evite doenças ocupacionais
- Twitter, o que é e como usar?
Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.