Mirante São Bernardo
Mirante do São Bernardo Bucolismo do local é completado pela pequena capela
e a sombra de uma grande árvore
Repórter
21/12/2006
Seja de dia ou de noite, o Mirante do São Bernardo oferece um visual de 360 graus da cidade de Juiz de Fora. O leito do Paraibuna, desde o bairro Manoel Honório até o bairro de Lourdes, pode ser apreciado deste cenário que mescla a cidade e sua natureza.
No mirante, é possível localizar pontos importantes da cidade e descobrir alguns lugares não vistos no plano normal das ruas. Para quem gosta da brincadeira "aonde está o Wolly", pode tentar localizar o prédio da Igreja da Glória, o Cine-Theatro Central, o Morro do Cristo, o Clube Tupinambás e tantos outros pontos da região.
O local, embora reconhecido como ponto turístico, ainda não tem estrutura para atender o público. A área possui uma capela e árvores dignas de uma boa soneca, mas não há área para assentar e fazer um lanche, por exemplo. Falta, ainda, sanitários no local.
História
Como era devoto de São Bernardo, o industrial construiu uma gruta no local para o Santo que, hoje, é visitada por muitos fiéis. O pequeno oratório foi posicionado em direção a sua fábrica, para que o santo pudesse sempre abençoar a área. No morro, Mascarenhas instalou também uma estação de rádio, local onde hoje é a capela.
É por esse motivo que a região ganhou o nome de São Bernardo, mas sua fundação é datada de 1921, com a construção da ponte Artur Bernardes. O bairro foi cotado também para ser chamado de Bruno Barbosa, já que o comerciante possuia uma propriedade na parte alta do local. A definição veio, popularmente, com o passar dos anos.