Belezas naturais chamam atenção no Circuito Serras de Minas

Por

Belezas naturais chamam atenção no Serras de Minas Montanhas, rios e cachoeiras são um convite ao contato com a natureza, mas podem servir também para a prática de esportes radicais

Aline Furtado
Repórter
4/2/2010

Há opções para todos os gostos, desde passeios bucólicos até aventuras radicais. As montanhas, os rios e as cachoeiras são um convite da natureza para o Circuito Serras de Minas, formado pelos municípios de Acaiaca, Araponga, Canaã, Dom Silvério, Guaraciaba, Guiricema, Paula Cândido, Rio Doce, Ubá e Viçosa. Entre as características das cidades estão também a produção de artesanato, a gastronomia mineira, a produção de cachaça, além das manifestações religiosas, como a Folia de Reis e as festas profanas.

Uma das paradas obrigatórias para os turistas é o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, com uma área total de 13.210 hectares, abrangendo oito municípios de três circuitos distintos. O parque conta com uma sede, onde fica a área de pesquisas e o centro de recepção. "A Estrada Parque está sendo construída de maneira ecologicamente correta, com bloquetes, em um caminho de muita beleza", conta o presidente do Circuito Serra de Minas, João Mattos. A mata exuberante do parque é o último refúgio do maior primata das Américas, o mono-carvoeiro. Para os turistas, existem várias pousadas localizadas no entorno do parque, em que há prática de esportes radicais, como rapel e trekking.

O Parque Estadual Serra do Brigadeiro é uma das atrações da cidade de Araponga, onde fica localizado o Pico do Boné, muito utilizado por grupos que praticam a caminhada. Outro ponto alto de Araponga é a gastronomia de café. "Lá as pessoas têm oportunidade de acompanhar todas as etapas, desde a produção até a degustação. Araponga é o principal município ganhador de prêmios relacionados ao café do país." Segundo Mattos, a melhor época para visitar o município e fazer a Rota dos Cafés Especiais, que conta com a visitação às fazendas produtoras de café e de cachaça e passeios a cavalo, é entre abril e setembro. Araponga conta com duas áreas de camping e quatro pousadas.

No município de Canaã, uma das atrações é a cavalgada, que ocorre em todos os finais de semana e costuma reunir moradores e turistas de várias partes do Estado. "Durante o passeio as pessoas conhecem, além das belezas naturais, um pouquinho da culinária local. Às sete da manhã é servido o café de cavaleiro, composto pelo arroz carijó, uma mistura de arroz, feijão e carne, além do angu de cavaleiro, prato parecido com o angu à baiana. Outros dois atrativos de Canaã são a Prainha, um remanso e a Cachoeira Grande (foto acima). A Prainha conta com estrutura de bares, já a Cachoeira Grande é um local alternativo, usado, inclusive, para acampar.

As fazendas de Guaraciaba abrigam oratórios de mais de trezentos anos, os quais podem ser visitados pelos turistas. A cidade, conhecida pela produção de cachaça, oferece aproximadamente trezentos leitos para hospedagem. Um dos pontos altos de Guaraciaba são as represas, utilizadas para a pesca e para a prática de esportes aquáticos. Entre os eventos tradicionais estão a Festa do Boi Laranja, uma espécie de Bumba Meu Boi, realizada no domingo após a Semana Santa, e a Festa de Sant'Ana, que ocorre em julho.

Tradição e arte

A tradição do congado é levada de geração em geração no município de Paula Cândido. A Festa do Congado é realizada há 147 anos, sempre no mês de outubro. A cidade, que conta com um hotel, é produtora de uva e produz vinho há três anos. "Existe uma adega subterrânea toda construída em pedras que merece ser visitada." Paula Cândido abriga o Museu do Café, espaço de preservação de peças e documentos relativos à produção do café.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes