Portal ACESSA.com participa de mesa redonda sobre a mudança na m?dia em relação aos LGBT
Portal ACESSA.com participa de mesa redonda sobre a mudança na mídia em relação aos LGBT
Repórter
O Portal ACESSA.com participou, na última quinta-feira, 12 de agosto, de uma mesa redonda intitulada O que mudou na mídia em relação aos LGBT?, promovida pelo Movimento Gay de Minas (MGM), que integra a programação da 13ª edição do Rainbow Fest.
Na ocasião, foi discutido o papel da mídia na discussão a respeito da homossexualidade. O repórter do Portal ACESSA.com, Clecius Campos, que representou o canal Zona Pink no debate, mencionou o fato de o portal ser um veículo regional e não voltado exclusivamente ao público gay. "Isso nos obriga a balancear as informações que serão divulgadas, pois é preciso dividir nosso trabalho entre o público LGBT e as demais coberturas."
Campos destacou a relevância com que os assuntos são tratados no veículo, visto que a cobertura de interesse gay é feita não apenas no período de realização do Rainbow Fest e do Miss Brasil Gay. "Desenvolvemos temas ao longo de todo o ano, caso exista relevância para a cidade e para a região. Contudo, fora do período dos eventos, direcionamos o conteúdo para o caderno de Direitos Humanos."
Segundo o jornalista da revista A Capa, de São Paulo, Marcelo Hailer, também presente no debate, o retrato do gay na grande mídia é divulgado com base em estereótipos. "Trata-se do conceito de que a militância gay não é necessária, com base na ideia de que o gay já estaria bem aceito pela sociedade. Isto não procede." Entretanto, para Hailer, o baixo interesse da comunidade a respeito de políticas voltadas para os gays é um dos problemas que acabam por reforçar os modelos.
Para a jornalista e cineasta responsável pela produção do O Móbile, Lílian Werneck, a mídia é responsável por criar estereótipos e, consequentemente, influenciar as pessoas. "É preciso quebrar rótulos, mesmo que seja necessário mostrar outros, porém, de forma positiva."
Outro integrante da mesa redonda, o publisher da revista Junior, de São Paulo, André Fisher, destacou a importância de eventos deste tipo. "Sair do eixo Rio-São Paulo nos permite ter noção do que vem sendo tratado fora." Para ele, o ganho é grande, afinal, questões relevantes para o público gay ganham espaço.