Mil e quinhentas pessoas participam da 13? Parada do Orgulho Gay em Juiz de Fora
Mil e quinhentas pessoas participam da 13ª Parada do Orgulho Gay em Juiz de Fora
Segundo o MGM, esta foi a última edição da Parada Gay na cidade
Repórter
*Colaboração: Cristiane de Freitas
11/10/2015
Na tarde deste domingo, 11 de outubro, Juiz de Fora recebeu a 13ª edição da Parada do Orgulho Gay. O evento aconteceu na avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, entre as praças Jarbas de Lery e Antônio Carlos. Entre 1.200 e 1.500 pessoas participaram da festa, segundo a Polícia Militar (PM).
O trio elétrico partiu da Praça Jarbas de Lery às 17h30 ao som do hino nacional. Após o hino, os presidentes do Movimento Gay de Minas (MGM), Oswaldo Braga e Marcos Trajano, se beijaram e deram início à festa. O participante do evento Wally Castro considera que a Rainbow Fest melhorou este ano. "Está se tornando cada vez mais um evento cultural. O único ponto ruim foi a questão da Parada não acontecer mais na avenida Rio Branco, como nos outros anos", lamenta. A militante transexual, Bruna Leonardo garante que a Parada Gay é uma forma de brigar pelos direitos. "Luto há quatro anos pela alteração dos meus documentos, já que sou operada. Mesmo sendo mulher, para a justiça, continuo sendo homem. O movimento é uma forma de protestar contra esses preconceitos", opina.
- Rodolfo Marins é o vencedor do Mister Gay Pride Brasil
- Trânsito e transporte coletivo sofrem alteração para a 18° Parada Gay
- Confira dicas de balada durante a semana da diversidade em Juiz de Fora
Segundo Braga, a Parada superou as expectativas em 2015. "Foi muito melhor do que nós esperávamos, até pela divulgação e as mudanças que fizemos", afirma. Ainda segundo o presidente, este ano foi a última vez que ocorreu a festa de rua. "Não temos mais condições financeiras de arcar com a Parada. Para os próximos anos, o MGM vai entrar em uma nova fase na luta contra a homofobia", revela.
Trânsito
O supervisor temporário de trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito, Rodrigo de Freitas, explica que algumas mudanças no tráfego deixaram a população confusa. "Houve um deslocamento dos pontos de ônibus para outros locais e a população ficou um pouco confusa quanto à isso, tanto na hora que foi feito o desvio, quanto na a volta. Muita gente perguntou para nós onde se pegava o ônibus. Quanto ao trânsito, tudo correu dentro da normalidade, diz.
Segurança
Segundo o comandante da 30ª Companhia da PM, capitão Herivelton Soares, seis pessoas foram conduzidas à Delegacia até às 20h30. "Três adolescentes se envolveram em lesão corporal, uma facada. Há a suspeita de que eles são envolvidos com gangues. Nesse momento, eles se encontram na delegacia. Outros três maiores foram conduzidos por porte e uso de substância entorpecente, no caso, maconha", lista.