Sobre Luisa Sonza e a traição de Chico, fica o recado:

A traição é um ato de quem trai, não de quem é traído

Por Telma Elisa

Luísa e Chico

Luísa Sonza abriu seu coração na quarta-feira, 20, em rede nacional, para falar sobre o término de seu relacionamento com Chico Veiga, o jovem mais conhecido nas redes sociais por Chico Moedas, depois de ser traída por ele.

Esse momento íntimo e vulnerável da vida da cantora serve de lição importante sobre a autoestima e a resiliência e, claro a saúde mental.

O namoro de 4 meses inspirou a cantora a fazer do novo amor, o muso da canção Chico,que atingiu a primeira posição no Spotify Brasil.

Quando enfrentamos decepções em relacionamentos, é natural que nossa autoestima seja abalada. A traição, em particular, pode fazer com que nos sintamos "idiotas", "burros" e "palhaços", como a própria Luísa descreveu em seu discurso viralizado nas redes sociais.

É uma dor profunda e difícil de explicar. Mas é importante lembrar que a traição não reflete nosso valor ou inteligência. A traição é um ato de quem trai, não de quem é traído.

Autoestima falou mais alto

Ao contar em rede nacional o momento que viveu, a cantora decidiu valorizar a si mesma, contando que quebrou um ciclo de decepções não apenas por ela, mas por todas as mulheres que já passaram por situações semelhantes.

A força das palavras de Luísa mostra como trabalhar a autoestima é extremamente importante para a nossa saúde mental.

É vital entender que nossa autoestima não deve depender dos erros de outras pessoas. Você é valiosa(o) independentemente das ações dos outros. Traições e decepções não devem definir nossa autoimagem.

Neste caso de término que ocupou os “trending topics” da rede de Elon Musk por toda a manhã da quarta-feira, o aprendizado que fica é que podemos escolher nos proteger e não aceitar menos do que merecemos.

Não é sobre amargura, mas sobre viver um amor genuíno e respeitoso.

Este é um lembrete para todos nós. A autoestima também é um fator extremamente importante para nossa saúde mental. Ela é a base de relacionamentos saudáveis.

Por isso, escolha acreditar em seu valor e não permita que as ações dos outros a abalem. O amor próprio é o maior escudo contra decepções.

Para mais orientações sobre autoestima, resiliência emocional e bem-estar mental, me acompanhe no @telmaelisa.psi, e aqui nesta coluna todas às quintas-feiras.

Juntas(os), podemos fortalecer nossa autoestima e enfrentar as adversidades da vida com coragem e mais amor-próprio.