Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 24/07/2015

Ideias contemporâneas para casa dos avós

O Dia dos Avós é comemorado no Brasil e Portugal, em uma data que é celebrada no dia 26 de julho, dia de Santa Clara e São Joaquim, país de Maria e avós de Jesus Cristo. Em 1879, o Papa Leão XIII, estendeu sua festa a toda Igreja. O Papa Paulo XI, associou em um único dia, a celebração aos pais de Maria Santíssima.

Os avós, avô e avó, é a fração maternal e paternal mais doce e querida da face da terra. Diga-se que são pais duas vezes. É a figura central, delicada, sensata, companheira e inusitada. Pode ser simultaneamente, independente do tempo e do espaço, um plural de qualidades ascendentes, que guardamos no nosso íntimo.

A casa

A casa dos avós, é aconchegante, tranquila, sossegada e muito gostosa. É o nosso porto seguro, o cheiro das flores de jasmim, as tradicionais violetas nas janelas e o cheiro do café, passado na hora, exalando afeto. Tem tempero, gosto de quero mais é sabor da juventude.

Dicas: Casa de vó, tem que ter tradição espontânea, objetos que remetem a sua personalidade. Casa de vó, tem uma poltrona central, que ela fica e deixa quem quiser sentar. Casa de vó, tem paredes fortes, que escutam nossos segredos revelados.

Salas e sofás

A sala das casas dos avós contemporâneos e modernos, é leve, calma. O sofá é acolhedor, com almofadas de crochê, misturadas com as de tecidos, tendências do momento. Uma manta sempre é deixada de lado, mesmo no verão, para o filho ou neto com frio no corpo.

Dicas: As almofadas de crochê, são tendências na decoração de interiores do momento, com uma "pegada" das décadas de 70 e 80, período ápice desta técnica manual. Os sofás apresentam o formato "oval" no encosto, as linhas retilíneas são tendências atuais. As mesas de centro, misturam texturas de madeira e mármore branco,com pés francês de bailarina.

Cozinha

A cozinha das casas dos avós tem mesas de madeira, com quatro ou seis cadeiras, uma para cada membro da família, bancos de apoio, mesmo que seja "apertada" e "pequena". Geralmente tem ímãs nas geladeiras, mostrando lembranças dos lugares visitados. Tem fogão de seis bocas, cesto com acessórios de cozinha, que hoje estão em alta.

Dicas: Os cestos com espátulas, rolos de madeira, foyer, estão em alta, facilitando o uso e manuseio. Os equipamentos como liquidificadores ficam sempre a mostra, como atualmente é colocado. Geralmente, ao lado da geladeira tem um freezer, para armazenar salgados e quitutes.

Quartos

Os quartos passaram por transformações, não perderam o encanto do passado. A avó moderna não desfez dos armários de madeira maciça, apenas deu "cara nova", revestindo-os com outra cor, para esconder o desgaste do tempo. As camas apresentam cabeceiras, com almofadas fartas e rolos expostos.

Dicas: A mistura de estampas e texturas dos tecidos traz personalidade e história para o quarto. Uma cama antiga, pode receber rouparia nova, criando uma nova atmosfera. Os pisos de madeira, são conservados por uma nova aplicação de sinteko.

Varanda

As varandas são memoráveis, retratos de brincadeiras e conversas ao vento. São compostas por mesas de ferro ou madeira e cadeiras antigas. Ainda existem plantas, como a tradicional samambaia e sempre um pezinho de hortelã, que exala seu cheiro.

Dicas: A varanda pode receber bromélias, espécies de fácil cuidado e manuseio, com uma tendência atual.
As mesas maiores podem ser substituídas por menores, aumentando a área de circulação.

Paredes

As paredes são refúgios para memórias afetivas, guardam quadros, gravuras, fotos de uma família em ascensão. Filhos, netos, sobrinhos e afilhados fazem parte deste "portfólio" saudosista.

Dicas: Misturar retratos e quadros cria uma memória afetiva, um "revival" moderno de lembranças.
As cores quentes podem ser usadas, porém saiba aplicar nos ambientes corretos.

Memórias

As memórias das casas dos avós precisam estar presentes em quaisquer objetos, livros e mobiliários. É contextualizar o moderno com o tradicional que foi vivido em outras décadas. É o resgate homogêneo de gênero, função é aplicação de um mobiliário atemporal, que hoje é resgatado nos ambientes inovadores e contemporâneos. É a possibilidade de trazer a memória que pode garantir a integridade da família e a consolidação dos valores morais, da ética e da educação.
Feliz dia dos avós! Beijo no coração de cada um!

As fotos inspiradas no contexto saudosista, com uma leitura contemporânea dos ambientes, ilustram nossas sugestões!


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Ideias contempor?neas para casa dos av?s

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!