Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 2/10/2015

Como escolher o papel de parede ideal para cada ambiente

Atualmente, o papel de parede é usado para garantir ao ambiente aconchego e personalidade. A tendência está de volta, já foi um "it" em outras décadas, moda em projetos de arquitetura e design de interiores. No momento, é sinônimo de glamour e sofisticação, uma alternativa para quem deseja mudar os ambientes, proporcionando um visual novo para as paredes.

O papel de parede, surgiu na China, há duzentos anos antes de Cristo. Não havia detalhes decorativos, eram produzidos de forma e maneira rudimentar, com papel de arroz e totalmente branco. Mais tarde, começou a ser produzido com o pergaminho vegetal, ganhando pinturas feitas à mão por artesãos e depois recebiam os carimbos de madeira com motivos decorativos.

História

Até o ano de 1500, sua produção era limitada com temas chineses. Com a chegada dos artistas renascentistas italianos na França à convite de Francisco l, surgiram outros desenhos e formas. Em 1630, foi inaugurada a primeira fábrica de papel de parede, a Papel-Totisses, na cidade de Roven, França. À partir de 1675, o gravador francês Jean Papillon, aplicou na fabricação os desenhos confeccionados em blocos de madeiras, possibilitando o uso da cor.

Design e decoração

O papel de parede é uma forma de mudar o visual de qualquer tipo de ambiente, valorizando e fazendo sobressair às paredes. Você pode promover uma mudança na sala de jantar, sala de estar, quartos, lavabos, cozinhas, escadas e até onde a sua criatividade e imaginação alcançar e permitir.

Efeito estético

Às vezes, o espaço precisa de uma pequena intervenção, para melhorar sua forma e valorizar o que já temos lá. Com o papel de parede, podemos criar uma sensação de amplitude do local, através da escolha correta de padronagens e texturas, além da cor. Muitas vezes, o efeito do papel de parede está relacionado com as funções acústicas e térmicas do ambiente.

Dicas:

Você pode promover a sensação de espaço, deixando seu ambiente maior ou menor, de acordo com o seu projeto.

Atentem para o uso de cores, padronagens e texturas, precisa de estar em harmonia com os móveis e adornos.

Um efeito contemporâneo ou tradicional pode ser causado, depende da escolha.

Quartos

A melhor dica, que sempre argumento, é saber escolher um papel de parede que você identifique, que tenha sua cara, seu jeito de expressar na arrumação e decoração da casa. A cor do produto precisa "dialogar" com o mobiliário e objetos do quarto.

Dicas: As texturas destacam as paredes. Ambientes maiores, use padronagens para as paredes. Cores neutras não comprometem jamais.

Salas

Para agregar uma forma acolhedora na sala, que você possa receber os amigos e a família, reunindo todo mundo em um clima de descontração, a aplicação do papel deverá ser feita em uma das paredes, para não carregar o ambiente. O papel de parede deverá estar de acordo com o sofá, suas almofadas, o mobiliário em geral.

Dicas: Cores neutras são fáceis de combinar. Atenção para as cortinas, persianas, lustres, tapetes e poltronas, precisam estar em harmonia com o papel escolhido.

Banheiros e lavabos

Os lavabos, cada vez mais recebem o uso do papel de parede, para dar forma e um toque diferente ao espaço. O processo para você escolher o papel, é escolher o material correto. Para banheiros e lavabos, o material recomendado é o vinílico, devido à sua maior resistência à água e umidade, além da facilidade de limpeza. Estampas e texturas trazem sofisticação. Cores neutras não cansam os olhos.

Cozinha

É muito mais simples do que imaginamos, mas é preciso, na minha opinião, avaliar o grau da utilização deste espaço, que está tornando-se cada vez mais gourmet, com várias possibilidades de uso e de projetos decorativos. Geralmente, o papel de parede neste espaço, ocupa apenas uma das paredes, perto das bancadas, nichos, áreas para refeições. O papel poderá ser aplicado até a metade da parede, na parte inferior ou superior.

Tipos

Existem cinco tipos de papel de parede, caso existam mais, desconheço, porque tudo é reinventado ou lançado à cada instante.

Vinílico - resistentes à luz, umidade, apresentam diversas padronagens, maior durabilidade. Para lavabos, grandes áreas de circulação.

Acetinado - menos acúmulo de poeira, indicados para quartos, especialmente de crianças.

Tradicional - composição de celulose, ambientes secos.

Tnt - imita o tecido, não é tecido especificamente.

Mica - feito à partir de pedras naturais.

Escolha e aplique

Após realizar à escolha, sabendo para qual local o papel será aplicado, atente sempre para as características do espaço, respeitando o ambiente e o número de usuários. É recomendado chamar um profissional para aplicar o papel de parede, em lojas do ramo geralmente indicam uma pessoa para isto.

- Importante que a superfície esteja lisa, sem furos, pregos, infiltrações, rachaduras.

- Calcule a quantidade necessária e sempre deixe uma quantidade reservada para eventualidades.

- Observe se os detalhes do papel estão encaixados corretamente na hora da aplicação.

- Veja qual a melhor solução, o metro linear ou uma peça completa ( rolo ).

- Lembre de medir a parede corretamente, considere a altura do rodapé, o teto rebaixado em gesso, molduras existentes no espaço.

Importante

O papel poderá ser aplicado na parede e ainda receber um "border", uma espécie de faixa decorativa, que divide a composição de dois tipos distintos de papel. Use e abuse das cores e formas encontradas no mercado, invente alternativas e possibilidades!

As fotos abaixo ilustram as dicas e sugestões!


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Como escolher o papel de parede ideal para cada ambiente

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!