Grupo da UBS Progresso discute saúde entre os idosos"Idosos: Redescobrindo os Sentidos" promove eventos mensais com o objetivo de trabalhar a autonomia na saúde 

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
15/3/2010

Idosa fazendo as unhas

Nesta segunda-feira, 15 de março, o grupo Idosos: Redescobrindo os Sentidos realizou um evento para promover a socialização da terceira idade através de atividades lúdicas e educativas. A ação é realizada mensalmente e aborda temas variados. Neste mês, o tema foi o Dia Internacional da Mulher. A equipe, formada pelos profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Progresso, organizou oficinas de beleza e uma palestra de conscientização da saúde para os idosos. 

"Trabalhamos o conceito ampliado de saúde, de forma que os idosos tenham mais autonomia e cidadania, além da compreensão de que a saúde vai além de ter ou não uma doença", diz a enfermeira e uma das organizadoras do grupo, Beatriz Caçador. Para a integrante, Esmeralda Menes de Azevedo, de 66 anos, há dois anos no grupo, esta integração é fundamental para a vida do idoso. "Sou viúva e sozinha. O grupo me desliga do mundo. É um momento sadio, em que fico entretida e não à toa". Irene de Araújo Silva, de 67 anos, adorou as atividades. "Cortei os cabelos e fiz as unhas. Acho muito importante para nossa vida."

Para Beatriz, o trabalho auxilia o idoso a ter mais cuidado com a saúde e poder de decisão. "Os cuidados com a saúde dependem muito mais das decisões dos integrantes do que do profissional de saúde. Eles são sujeitos ativos no processo saúde/doença", explica. O grupo tem uma média de 80 idosos inscritos, com cerca de 20 assíduos nas atividades. Para participar, é preciso ser usuário da UBS e realizar a inscrição através do telefone (32) 3690-7805.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!