Decreto prevê desapropriação de imóvel para prosseguimento das obras da BR0-440
Repórter
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou nesta sexta-feira, 11 de junho, um decreto que autoriza a desapropriação de um imóvel, localizado na rua José Lourenço (ver mapas), bairro Borboleta, para continuação das obras da BR-440. De acordo com o documento, as unidades administrativas da PJF devem atuar em caráter de urgência no processo de desapropriação da área. Ainda não há definição quanto à forma de desapropriação, se esta será feita amigável ou judicialmente.
Segundo o advogado do Comitê Diga Não à BR-440, Rafael Pimenta, o licenciamento ambiental, que até o mês de abril havia sido feito da Represa de São Pedro até a altura do campo Nova União, já foi realizado até a área onde fica localizado o Condomínio Bosque do Imperador, na divisa entre os bairros Vale do Ipê e Borboleta. "O local a ser desapropriado, segundo consta no decreto da PJF, faz parte da área já licenciada", explica.
O advogado lembra que o grupo aguarda o pronunciamento do Ministério Público a respeito da liminar com o pedido de suspensão das obras da rodovia, na qual consta medida cautelar de dano contra o povo, o erário público e o meio ambiente. O documento foi entregue pelo comitê à Justiça Federal no dia 13 de maio.
Alterações no trânsito
Devido às obras para a construção da BR-440, em fase de canalização do córrego São Pedro, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) fez alterações no tráfego da região. As mudanças tiveram início nesta sexta-feira e devem prosseguir até a conclusão das obras. Na rua Roberto Stigert, entre as avenidas Pedro Henrique Krambeck e a Presidente Costa e Silva, será implantada mão única, neste sentido. A ponte que fica na rua Roberto Stigert ficará totalmente interditada e o tráfego de veículos será desviado para a Via São Pedro e a rua José Lourenço.
Em função das alterações, os itinerários de várias linhas de ônibus será modificado, entre elas: 516, 530, 532, 533, 536, 540, 541, 542, 599 (São Pedro), 542 (Lagoa) e 544 (Recanto dos Brugger). As mudanças serão feitas da seguinte forma: no sentido centro-bairro, nas ruas Atílio Pastorini, avenida Pedro Henrique Krambeck, Novo Acesso e rua José Lourenço Kelmer; no sentido bairro-Centro, nas ruas José Lourenço Kelmer, Novo Acesso, avenida Pedro Henrique Krambeck e rua Roberto Stiegert.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!