Usuários do Jardim Gaúcho denunciam o descumprimento do itinerário dos ônibus
Repórter
Os moradores do bairro Jardim Gaúcho, na Zona Noroeste de Juiz de Fora, denunciam o descumprimento do itinerário dos ônibus que atendem ao bairro, deixando dezenas de usuários sem transporte coletivo. Nesta segunda-feira, 25, o horário das 7h20 da linha 106 - Parque Independência/Jardim Gaúcho - não circulou na região. De acordo com o morador Reginaldo de Freitas Souza, o ônibus foi até a entrada do bairro e retornou.
A mesma constatação foi levantada por Felipe de Aguiar, que trabalha no comércio do Centro da cidade e depende do ônibus diariamente. "Em alguns horários, o ônibus mata a viagem e corta o caminho por outras ruas para ir embora mais cedo", assegura.
Além disso, os moradores reclamam do atraso das linhas que cobrem o bairro. Ainda nesta segunda-feira, a linha 113 - Vila Montanhesa/Jardim Gaúcho atrasou cerca de meia hora, segundo os usuários. "Quando eu entro no trabalho às 6h, tenho que levantar às 4h40 para conseguir pegar o ônibus de 5h10 no Ipiranga", conta Felipe.
O bairro Santa Efigênia também tem sido a rota de fuga dos usuários que não conseguem pegar os ônibus no Jardim Gaúcho. Conforme Reginaldo, após uma caminhada de até 15 minutos, os moradores têm que contar com a sorte para não encontrar ônibus cheios nos bairros vizinhos.
Na volta para casa os usuários também reclamam dos transtornos. Segundo eles, a falta de horários os obriga a esperar horas nos pontos. "Quando o ônibus chega, vêm logo dois de uma vez só", diz Felipe. A dona de casa Maria da Penha Aguiar conta que já chegou a esperar até duas horas nos pontos na região central. "Já fomos muito prejudicados com esses ônibus. O problema dura anos", desabafa.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), as linhas 106 e 113, que atendem ao bairro Jardim Gaúcho, estão entre as que sofrerão alterações a partir do próximo dia 1º de junho. As mudanças fazem parte da segunda etapa dos ajustes das linhas ao estudo realizado pela PJF desde o início do ano. A Secretaria, entretanto, não informou quais as outras linhas beneficiadas pela mudança.
A empresa Santa Luiza, responsável pelas linhas, informou que tem conhecimento dos problemas com o não cumprimento do itinerário por parte dos motoristas, mas garantiu que, com as mudanças implantadas no próximo mês, o serviço será melhorado. A ampliação do quadro de horários e a colocação de mais um veículo para a linha 106 estão entre as mudanças.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!