Sábado, 3 de outubro de 2009, atualizada às 11h21

ONGs colhem assinaturas pela esterilização gratuita de animais de rua

Clecius Campos
Repórter

Organizações não governamentais (ONGs) em prol dos animais iniciaram a coleta de 30 mil assinaturas pela esterilização gratuita de animais de rua. Um estande foi montado no Calçadão da rua Halfeld, neste sábado, 3 de outubro, a fim de chamar a atenção da população para a causa.

De acordo com o presidente da Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda), Antônio José Novais, a população de animais de rua na cidade é equivalente à 12% do total de habitantes. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a equivalência limite é de 8%. Juiz de Fora já está acima do normal."

Segundo Novais, uma cadela pode desencadear a geração de cerca de dois mil descendentes em cinco anos. "A esterilização é uma forma de conter o crescimento dessa população. Além disso, é uma questão de saúde pública, já que esses animais são criados sem controle de verminoses e podem transmitir doenças como a sarna." Novais estima que seriam necessários R$ 200 mil por ano para realizar a castração dos animais. Ele acredita ainda que é possível controlar a população animal na cidade em cinco anos, com a medida.

Regulamentação de carroças também é alvo de ONGs

Outras 30 mil assinaturas também estão sendo captadas em prol da regulamentação do fluxo de carroças na cidade. Segundo Novais, o abaixo assinado vai referendar a proposta de artigo da nova Lei Orgânica do Município, encaminhada pela Ajuda no último dia 30 de setembro. A proposição prevê uma regulamentação da conduta dos carroceiros e a fiscalização frequente da atividade na cidade. "Além das inúmeras denúncias de maus tratos aos cavalos, vários carroceiros depositam entulhos em locais indevidos, deixando mais crítica a situação do meio ambiente."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!