Projeto para contenção da encosta no bairro Santa Tereza deve levar mais duas semanas para ficar pronto
Repórter
O projeto para a contenção da encosta na rua José Ladeira e para a recomposição da rua Santa Tereza deve demorar mais duas semanas para ficar pronto. O anúncio foi feito pelo secretário de Governo, Manoel Barbosa Leite Neto, na manhã desta quinta-feira, 15 de outubro, em reunião com a Associação dos Proprietários e Inquilinos das Casas Interditadas e Demolidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
No último dia 24 de agosto, a Prefeitura contratou a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) para elaboração dos projetos até o dia 4 de outubro. No entanto, os planos ainda não foram apresentados. De acordo com a assessoria da PJF, será necessária ainda a busca de recursos para execução da obra, sem orçamento definido. A expectativa é de conseguir a verba via programas do Ministério das Cidades e de que as obras deem a possibilidade de reconstrução de residências no terreno.
Para o presidente da associação, Reinaldo Freesz, a reunião foi pouco produtiva e não alcançou os objetivos esperados pelo grupo. "Fomos com a esperança de reabrir o processo administrativo pela indenização ou desapropriação da área. Os trâmites estão emperrados devido ao laudo do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Belo Horizonte, que aponta deslizamento de terra por causas naturais. Queremos que a PJF inicie um estudo para descobrir a real causa."
Na última semana, a associação encaminhou à administração municipal um relatório realizado por uma empresa particular de consultoria, que aponta irregularidades na instalação das redes de esgoto e de captação de águas pluviais. "Esperávamos que a PJF já tivesse analisado o documento e pudesse apontar uma solução, mas isso não ocorreu na reunião. Por isso, um novo encontro será marcado para os próximos quinze dias, quando teremos também a oportunidade de tratar do processo administrativo, com a Procuradoria do município."
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!