Sexta-feira, 16 de outubro de 2009, atualizada às 11h

Agentes penitenciários paralisam atividades no final de semana

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Os agentes penitenciários das unidades prisionais José Edson Cavalieri, Ariosvaldo Campos Pires, Ceresp e Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Valle da Costa paralisam as atividades neste sábado, 17 de outubro, e domingo, 18. Os portões das unidades estarão fechados para visitação e envio de alimentos.

O diretor estadual do Sindicato dos Agentes de Segurança Pública de Minas Gerais - Regional Zona da Mata (Sindasp-MG), Luciano Pipa Lins afirma que a categoria luta por equiparação salarial e o pagamento de prêmio por produtividade para os contratados, que sofrem mais pressão, além da revisão dos cargos comissionados. Pedem ainda o reajuste salarial de 70% dos servidores administrativos e aumento do quadro de efetivos, através de concursos públicos.

Segundo o diretor estadual do Sindasp-MG, a classe está desvalorizada. "Nossa remuneração é a pior das forças de segurança pública. Queremos melhores salários, pois os profissionais sofrem frequentemente assédio moral. Os diretores das unidades nos humilham e nos impõem cargas horárias excessivas." Lins ressalta que a expectativa é de total adesão dos agentes prisionais. "No primeiro momento, vamos interromper a visitação. Se não houver negociação, vamos votar pela greve", enfatiza.

Lins comenta que membros do sindicato ouviram boatos de que o governo estadual estaria organizando a Polícia Militar para impedir a manifestação. "Nosso movimento é pacífico e constitucional. Não tomaremos nenhuma medida violenta." De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Defesa Social, nenhuma notificação sobre a paralisação foi recebida.


*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisador por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!