Vereadores mirins discutem transporte coletivo urbanoPropostas de dez meninos e meninas sobre aumento da frota e passe livre
foram votadas e encaminhadas ao presidente da Câmara Municipal
Repórter
3/11/2009
Dez dos dezenove vereadores mirins apresentaram propostas sobre o transporte público coletivo urbano a serem encaminhadas ao presidente da Câmara Municipal, Bruno Siqueira (PMDB). Durante a quinta reunião ordinária, realizada na tarde desta terça-feira, 3 de novembro, as principais proposições aprovadas para envio foram relativas ao aumento do número de ônibus em circulação e a redistribuição de linhas e horários.
A vereadora mirim Gabriela Luis da Silva acredita que o aumento de ônibus em linhas muito utilizadas por trabalhadores e estudantes deve ser priorizado. "Além de diminuir o tempo de espera para aqueles que vivem longe, em distritos e zonas rurais, por exemplo, a adição de novos carros vai solucionar o problema nos horários de superlotação."
O vereador mirim Rafael Billy da Silva Gomes propôs a criação de linhas que partam direto dos bairros para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). "Poderiam ser usadas conduções circulares, que não precisassem passar pelo centro." Já os legisladores Débora da Costa Pereira Gonçalves e Lucas Santos Oliveira defenderam o aumento de ônibus adaptados para pessoas com deficiência.
Passe livre, conforto e segurança
O valor da passagem também foi amplamente discutido. Com discurso de gente grande, o vereador mirim Wellington Santos de Oliveira solicitou o desarquivamento do projeto de lei para criação do meio-passe para estudantes, em tramitação na Câmara desde 2003, e o reajuste da tarifa de ônibus de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Gabriela sugeriu a revisão do atual valor da passagem de acordo com estudo técnico apresentado pelo Ministério Público Estadual, em junho de 2008.
Tamyres dos Santos Vieira encaminhou propostas em prol da criação do cartão estudante e do bilhete único, para viagens com custo de uma passagem dentro de intervalo máximo de três horas. A ajuda de custo para alunos de baixa renda que estudam em escolas municipais e estaduais distantes do local de moradia foi defendida por Jardel Lopes da Cunha.
Melhorias no conforto foram tratadas de forma unânime pelos vereadores. Enquanto Rafael Billy solicitou ônibus mais arejados, Débora sugeriu a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança para passageiros sentados. A segurança dos funcionários dos ônibus foi defendida por Lucas e a vigilância nos pontos finais em bairros considerados perigosos é preocupação de Tamyres. A vereadora pediu também que as condições técnicas e de higiene dos ônibus sejam fiscalizadas de seis em seis meses, por órgão público responsável.
Licitação e transporte troncalizado são defendidos
A abertura de processo licitatório para as empresas de ônibus na cidade integrou a pauta do dia. Os vereadores Marcelle Cristina de Melo Scaldini e Wellington defenderam o aumento da concorrência em prol de possível diminuição na tarifa. "Com a abertura da licitação, empresas com frota mais nova terão a oportunidade de operar na cidade, trazendo até mais conforto", acrescenta Wellington.
Wellington divide com Amanda Cristina Freitas Silva e o presidente mirim, Antônio Henrique Gomes de Almeida, a intenção de reimplantar o sistema de transporte troncalizado (Sitt) na cidade. Segundo Wellington, seria necessária a construção de mais terminais para que o projeto dê certo. Já Antônio Henrique acredita que o Sitt deveria vir acompanhado do bilhete único. Amanda enxerga a implantação do sistema com outros olhos. "O menor número de ônibus no Centro pode diminuir a quantidade de gases poluentes e beneficiar o meio ambiente.
Novas alternativas para o trânsito também foram pensadas. Amanda sugeriu a revitalização do transporte ferroviário na cidade, a fim de beneficiar os que vivem distante da região central. Wellington solicitou estudo de viabilidade técnica e financeira para a implantação de um metrô em Juiz de Fora.
Como ocorre no expediente dos grandes, algumas matérias ficaram para ser votadas na próxima reunião ordinária, marcada para a terça-feira, 10 de novembro. Na ocasião, os outros nove legisladores vão apresentar propostas com o mesmo tema.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!