Número de multas aplicadas em Juiz de Fora aumenta cerca de 20%
Repórter
O número de multas aplicadas em Juiz de Fora pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) subiu de 44.323, registradas de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2008, para 53.541, contabilizadas no mesmo período deste ano. O aumento equivale a aproximadamente 21%. Do total, em 2009, foram 37.407 multas por talão e 16.134 por radar. Em 2008, foram 29.521 por talão e 14.802 por radar.
De acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização da Settra, Jorge Lima, há três motivos que justificam os números. "Houve um crescimento de 11% a 12% de veículos nas ruas da cidade. Além disso, a população aumentou, refletindo diretamente no total de condutores. A terceira razão é o aumento do número de agentes de trânsito e da fiscalização. Desde fevereiro, o quadro de efetivos passou de 40 agentes para 65."
Segundo Lima, grande parte dessas infrações é cometida em ruas do Centro, sendo que as multas ocasionadas por estacionamento são as mais registradas, chegando a 33% e 35% do total. "Existem 19 modalidades de multas por estacionamento", explica. Em segundo lugar, estão as infrações por excesso de velocidade registrada pelos radares e pelo uso de aparelho celular ao volante.
Lima destaca que o trabalho realizado pelos agentes de trânsito e pelos policiais militares tem como foco o cumprimento das normas do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). "Atuamos na fiscalização sem o intuito de aplicar penalidades, mas se acontecem, são consequências do não cumprimento das leis de trânsito. É preciso que os motoristas estejam conscientes a respeito das normas."
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!