Quarta-feira, 6 de janeiro de 2010, atualizada às 12h20

Período de férias facilita ação de bandidos em arrombamentos a residências. Janeiro é o mês mais crítico

Aline Furtado
Repórter

O número de arrombamentos a residências de Juiz de Fora chegou a 116 no mês de dezembro de 2009, segundo dados da 4ª Região da Polícia Militar (PM). Durante o ano passado, foram registrados 425 casos de arrombamentos a residências durante os meses de férias.

De acordo com o assessor de comunicação organizacional da 4ª Região, major Sérgio Lara, o mês de janeiro é o mais crítico, tendo registrado aumento de aproximadamente 28,7% no último ano, em comparação com o anterior. Em 2008, foram 87 arrombamentos e em 2009, 122. "O número é maior no primeiro mês do ano porque os bandidos sabem que este é um período de férias e que muitas pessoas viajam, o que facilita a ação."

Segundo o assessor, a falta de cuidados da população é outro fator que contribui para que os arrombamentos aconteçam. Diante disso, Lara destaca a importância de ser criada uma rede de vigilância comunitária. "Somente com cuidados preventivos de cada morador e com a realização de um trabalho comunitário, que envolve os vizinhos, é que conseguiremos a redução de delitos desta natureza." O fato de os vizinhos serem avisados em casos de viagens facilita a atuação dos mesmos de modo solidário.

Uma das recomendações da PM diz respeito à presença de pessoas estranhas e suspeitas. "É fundamental que, no caso de suspeitos e de veículos estranhos parados durante muito tempo em frente a residências, a polícia seja acionada pelo 190 ou por meio do contato comunitário. Isso facilita a abordagem." 

20082009
Janeiro 87 registros Janeiro 122 registros
Fevereiro 98 registros Fevereiro 94 registros
Julho 118 registros Julho 93 registros
Dezembro 114 registros Dezembro 116 registros

Fonte: P3 da 4ªRPM

Dicas de segurança durante as férias
  • Comunique-se com vizinhos, já que eles são seus aliados durante a ausência;
  • Procure formar uma rede de vigilância comunitária para que haja observação mútua das residências;
  • Procure observar, no caso de vizinhos viajando, um possível entra e sai da residência;
  • Utilize dispositivos eletrônicos de segurança, como alarmes e portões eletrônicos, e sistemas de comunicação via telefone e rádio, por exemplo. Estas medidas inibem a ação de criminosos;
  • Se for viajar, evite dar indícios de casa vazia, como persianas e cortinas completamente fechadas, além de luzes acesas durante o dia e a noite;
  • Peça que os vizinhos recolham jornais e correspondências que possam se acumular e denunciar que os moradores não estão no local;
  • Evite colocar cadeados do lado de fora de portões;
  • Retire escadas e demais objetos que possam facilitar a entrada e a saída de pessoas estranhas da residência;
  • Quando for ocupar uma casa nova, faça a troca das fechaduras;
  • No caso de mudança, examine com cuidado os aspectos físicos da residência, a fim de que a segurança possa ser melhorada.
  • Fonte: Polícia Militar
Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!