Sindicatos exigem presença do prefeito nas negociações salariais. Há possibilidade de paralisação
Repórter
Depois de mais uma rodada de negociação, realizada nesta quinta-feira, 29 de abril, entre os sindicatos representativos do funcionalismo público municipal e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o impasse continua. Diante isso, os sindicalistas exigem a presença do prefeito Custódio Mattos (PSDB) nas próximas reuniões a serem agendadas.
Durante o encontro, o secretário de Administração e Recursos Humanos (SARH), Vítor Valverde, reafirmou a posição do Executivo de oferecer reajuste linear igual a 7%. O percentual é a soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atual, que é de 5,11%, acrescido de 1,89%, que representa 34,1% do IPCA de 2009. O índice é rejeitado pelos funcionários, que reivindicam aumento igual a 15%.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (Sinserpu), Cosme Nogueira, com base nos números apresentados pela PJF durante a negociação, foi verificada a possibilidade de aumento superior ao que vem sendo oferecido.
"Percebemos que o Executivo pode, sim, conceder um reajuste que englobe tanto o IPCA do ano passado quanto o deste ano. Estamos diante de uma decisão política e cabe ao prefeito dar as explicações." Além disso, Nogueira afirma que a possibilidade de manifestações, como paralisações e greve, não está descartada. "Se a negociação não avançar, estamos sujeitos a isto."
No encontro desta quinta-feira, estiveram presentes representantes do Sinserpu, do Sindicato Profissional dos Médicos de Juiz de Fora, do Sindicato dos Professores (Sinpro) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge).
Pautas individuais
Durante a negociação, ficou acertado que serão marcadas, a partir da próxima segunda-feira, 3 de maio, as reuniões com cada sindicato para a discussão das pautas individuais. Uma das questões a serem discutidas está relacionada à revisão do plano de Cargos e Salários.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!