Prefeitura prevê novas interdições a cada dois dias na Santo Antônio
Repórter
Quem pensa que o transtorno no trânsito ocorrido na tarde desta terça-feira, 3 de agosto, devido às obras na rua Santo Antônio está perto de acabar está enganado. De acordo com informação da Secretaria de Obras (SO), a previsão é de que a intervenção na via ocorra até o final de agosto. A assessoria de comunicação do órgão informa que o andamento das obras vai respeitar os trechos entre os 12 quarteirões entre a avenida Independência e a rua Paula Lima. A previsão é de terminar cada trecho em dois dias, o que vai demandar novas interdições e alterações no trânsito ao longo da obra.
Nesta terça, 3, foi terminado o trabalho de fresagem, que é a raspagem do asfalto velho, no trecho entre a Independência e a Oscar Vidal. A aplicação do asfalto novo será iniciada nesta quarta-feira, 4 de agosto. Assim, as intervenções ocorridas nesta terça continuam até quarta. A Santo Antônio está interditada entre a Independência e a Oscar Vidal. O trânsito na parte baixa da Rei Alberto está impedido e funciona na parte alta, descendo para a Santo Antônio. O cruzamento pode ser interditado por alguns minutos, conforme movimentação das máquinas. A Oscar Vidal fica com trânsito invertido.
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Márcio Bastos, qualquer intervenção em via urbana causaria desconforto à população. "Principalmente em vias de tráfego pesado como a Santo Antônio. A Settra tenta minimizar as retenções e criar rotas alternativas no mais breve tempo possível." Com a interdição, as ruas Olegário Maciel e Espírito Santo foram as mais usadas como desvio. Foi percebida também retenção na Independência, causada por motoristas desavisados que tiveram que usar o cruzamento entre a avenida e a Santo Antônio para fazer o retorno, causando lentidão no sentido Centro - Cascatinha.
A jornalista Patrícia Rossini chegou a pegar um congestionamento na rua São Mateus. "Havia carros da Doutor Romualdo até a Padre Café, sentido Centro. Os veículos estavam tentando sair da Independência para pegar a Rio Branco, o que está causando a lentidão. O que me impressiona é que isso aconteceu por volta das 15h, fora da hora do rush." Segundo Bastos, as rotas alternativas continuarão recebendo o trânsito da via interditada. O órgão orientou a SO para que não ocorram obras simultâneas na Santo Antônio e na Olegário Maciel. "Não pode haver sobreposição de obras em caminhos que são alternativos. Para quem vai em direção ao Jardim Glória, as únicas alternativas são a Olegário [Maciel] e a Tiradentes. Temos que preservar essas vias."
Veja imagens da obra e do trânsito
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!